09 janeiro, 2018

IPVA 2018: boletos já podem ser emitidos no site da Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) informa aos contribuintes que todos os boletos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2018 já encontram-se disponíveis no site da instituição. Como em 2017, essa será a única forma de realizar o pagamento do tributo, pois os boletos não serão enviados pelos Correios. O IPVA 2018 poderá ser pago em até cinco parcelas, mas quem optar pela cota única terá desconto de 5%. Nesse último caso, o prazo acaba no dia 31 deste mês.

O contribuinte deve imprimir o boleto no site da Sefaz e pode pagá-lo em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, Bradesco, em casas lotéricas e nas Farmácias Pague Menos. Quem preferir, poderá ainda quitar o imposto por meio de cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Quem decidir por parcelar o desembolso – sem abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 09 de fevereiro, 09 de março, 09 de abril, 09 de maio e 11 de junho de 2017.

“Com a redução do valor do tributo, há também uma redução da inadimplência. Assim, a ideia é que quase a totalidade das pessoas pague o IPVA. Mesmo com uma redução média de 4,46%, há a expectativa de um aumento da receita de 13%, um valor bastante significativo para o Estado”, afirma o secretário da Fazenda, Mauro Filho.

A redução média aplicada no Ceará foi superior a divulgada pela maioria dos estados até o momento. Em São Paulo, a redução média foi de 3,2%, no Paraná 3,46%, em Pernambuco 3% e na Paraíba 2,9%.

Motocicletas até 125 cilindradas, sem infrações de trânsito em 2017, continuam com o benefício da redução de alíquota de 2% para 1% no valor do IPVA. Ao todo, 2.384.925 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 969.244.939,64 milhões, onde 50% desse valor pertence ao tesouro estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.





Diagnóstico Cidadão: quase 90% dos usuários indicam serviço da rede estadual de saúde

O Governo do Ceará dispõe, desde o dia 17 julho de 2017, de um sistema informatizado para coletar a opinião da população sobre o atendimento e estrutura do serviço público de saúde. É o Programa Diagnóstico Cidadão, que consiste em pesquisa de satisfação online, respondida através de aplicativo no celular ou computadores (totens digitais interativos) instalados nas unidades estaduais. Em quase seis meses de pleno funcionamento, foram 65.506 intervenções populares. E o retorno da ação é positivo: quase 90% dos consultados indicam o atendimento público para familiares.

Do número total de intervenções no Diagnóstico Cidadão, 80% dos que responderam à pesquisa classificam o atendimento prestado pelas unidades da rede estadual como ótimo ou bom. Os que recomendam a outras pessoas recorrer ao serviço público de saúde compreendem 87%. Atualmente, são 25 equipamentos que contam com 35 totens instalados.

Ouvir para melhorar
Por meio do programa, os usuários respondem a perguntas específicas acerca da qualidade de atendimento feito por profissionais de saúde, do tratamento demandado pela equipe da recepção e da limpeza, higiene e organização do local. O objetivo do Governo do Ceará é acompanhar com rigor cada retorno dos cidadãos e buscar as principais soluções para melhorar a gestão da rede.

O governador Camilo Santana ressalta que a iniciativa aproximou o Estado das principais necessidades dos cearenses que, diariamente, buscam o atendimento em hospitais, centros e unidades de pronto atendimento (UPAs) em todo o Ceará.

“A ideia do Diagnóstico Cidadão é ouvir a população que está sendo atendida nas unidades de saúde do Estado. O importante é que quanto mais pessoas puderem dar sua opinião de como foram atendidas pelos médicos, pela equipe da recepção, como foi a limpeza do ambiente, para que o Estado possa fazer uma avaliação de como melhorar o serviço para atender os cearenses. E nada é melhor do que ouvir aqueles que são atendidos, a quem é nossa obrigação servir”, expõe.

Mais atendimentos
De janeiro a novembro em 2017, a rede pública de saúde do Ceará alcançou a marca de 81.868 pacientes internados e 59.910 cirurgias realizadas, diminuindo em 12% a média de mortalidade hospitalar em relação ao ano anterior. A previsão para 2018 é que o número de internações supere em 10% o de 2017 e que o de cirurgias supere em 12% o total do ano passado.

O secretário da Saúde, Henrique Javi, afirma que o Diagnóstico Cidadão tem papel fundamental para que os administradores públicos tenham melhoras cada vez mais eficientes no acompanhamento completo de pacientes e demandas urgentes da população cearense.

“O Diagnóstico Cidadão desenvolveu uma maneira de se comunicar diretamente com o cidadão, num momento mais próximo de quando ele é atendido. Isso ajuda não só a gestão, mas também as definições da assistência e a sociedade como um todo. A saúde é um bem social importantíssimo e, se não for com o diálogo frequente, não temos como discutir efetivamente melhorias”, pontua o titular da Sesa.





Sejus promove curso de jardinagem para 20 egressos do sistema penitenciário

A partir desta segunda (8), 20 egressos do sistema penitenciário começam a plantar sementes de empreendedorismo e capacitação. Eles vão participar do curso de jardinagem promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). O curso é realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e o setor de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

Com carga horária de 100 horas, as aulas são ministras diariamente, no turno da manhã, no Horto Municipal Falconete Fialho. No curso, os alunos aprendem noções gerais sobre o meio ambiente, manuseio correto de sementes, capinagem e limpeza e cultivo de ervas medicinais, além de outras orientações ligadas ao ramo.

Estímulos


Para Cristiane Gadelha, coordenadora da Cispe, o curso proporciona, além de qualificação, possibilidade de empreendedorismo. “Estimulamos a contratação desses alunos nos órgãos públicos, mas, com o treinamento, eles são capacitados para montar o próprio negócio e gerar renda para suas famílias”, afirma Cristiane.

Os alunos em formação recebem vale-transporte, material didático, cesta básica mensal e fardamento (calça, blusa e botas). O treinamento dá direito a certificado e tem duração de 25 dias. Na parte prática, os alunos plantarão mudas em canteiros de grandes avenidas da cidade.

Desde o início, em 2015, o curso já formou 45 jardineiros.





08 janeiro, 2018

Balanço 2017: Hospital Regional Norte atende 52 mil pacientes na emergência

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, é referência em pediatria, otorrinolaringologia e cirurgias torácicas e vasculares. Com emergência 24 horas, pacientes com doenças de média e alta complexidade, dos 55 municípios da macrorregião Norte do Ceará, são atendidos no hospital terciário, como o agricultor Francisco Alves dos Santos, 60, do município de Acaraú.

Francisco deu entrada no HRN, no último dia 18, e foi submetido a uma laparotomia exploradora (abertura do abdômen) para tratar um abscesso hepático, que ocorre quando um tecido com pus atinge o fígado. “Posso dizer que o atendimento foi ótimo. Cheguei aqui num estado delicado, quase sem vida. Nem lembro direito como cheguei. E hoje, graças a Deus, estou me recuperando bem da cirurgia”, disse.

O agricultor foi um dos 52 mil pacientes atendidos na emergência do Hospital Regional Norte em 2017. No mesmo ano, o HRN também realizou 11.715 internações, 8.852 cirurgias, 9.200 atendimentos ambulatoriais e mais de 490 mil exames laboratoriais e de imagem. Já o Banco de Leite Humano do HRN, entre janeiro e dezembro, atendeu 288 mães doadoras de leite materno, beneficiando 684 bebês com 237 litros de leite humano pasteurizado.

A população é atendida em diferentes especialidades como cirurgias geral, vascular e endovascular, clínica médica, endoscopia alta e baixa respiratória, neurocirurgia, neonatologia, otorrinolaringologia, obstetrícia, radiologia e pediatria, No Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva da Mulher, a obstetrícia dispõe de 33 leitos, sendo cinco no Centro de Parto Normal, cinco na Unidade de Cuidados Obstétricos e 23 na Clínica Obstétrica.

Mais de 1.500 crianças nasceram no HRN em 2017. “O atendimento que tivemos aqui foi ótimo. Passei apenas três dias contando com o dia em que ele nasceu”, afirmou a dona de casa Francisca Sandra Farias, 38, que deu à luz ao Artur, em 19 de dezembro. “Não temos do que reclamar. Foi nota dez do início ao fim”, ressaltou o marido Pedro Balbino. Na sexta-feira, 5, o casal retornou para uma consulta de retorno com um médico obstetra no Centro de Assistência à Saúde Reprodutiva da Mulher do HRN.





Ciopaer apresenta balanço das principais operações aéreas realizadas no Estado em 2017

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), realizou em 2017, com sua frota de sete aeronaves, 1.616 missões, com 1.791 horas voadas. O número de horas de voo supera em 155 o ano anterior, o que significa um crescimento nos principais tipos de atuação da Coordenadoria.

Com uma frota composta por duas aeronaves equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e uma equipe de dois médicos e dois enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE), a Ciopaer ganhou reforço no número de atendimentos de resgate e remoção aeromédicas após a implantação do serviço na Base Cariri. O número de pessoas transportadas em decorrência de afogamentos cresceu 145%, de 11 para 27 operações, em 2017. A unidade aérea também registrou aumento em apoio a operações policiais em todo o Estado. Foram 156 atuações no ano passado diante das 191, em 2017, representando um crescimento de 22%.

Para o coordenador da Ciopaer, o delegado de Polícia Civil, Aristóteles Tavares Leite, estes números mostram que, mesmo com o acumulado de horas voadas e missões cumpridas, comparando-se os anos de 2016 e 2017, percebe-se o aumento nos principais atendimentos, mostrando um uso mais racional e mais efetivo dos meios aéreos do Estado. “Estes números refletem o emprego adequado das aeronaves, que trouxeram resultados mais eficientes, cumprindo muito bem as missões de suporte à vida humana e de apoio aos policiais em terra”, afirmou o gestor da Ciopaer.

Em 2018, a Ciopaer espera que os números sejam ainda mais expressivos quanto ao cumprimento das missões da unidade aérea da SSPDS, com a entrada em operação de duas novas aeronaves e a abertura de uma base aérea no Sertão Central, no município de Quixadá. Com a chegada da nova base, há expectativa de incremento de até 20% nas missões de natureza exclusivamente policial, notadamente no Interior do Estado. “O mais importante não é o número de horas voadas, mas o correto planejamento dos voos e das missões para que se possa obter o melhor custo benefício para o Estado e os melhores resultados para a sociedade”, completa o delegado Tavares.

Os dois helicópteros adquiridos pelo Governo do Ceará ampliarão o perímetro de ação da Ciopaer no Interior do Estado. Em novembro de 2017, integrantes da Coordenadoria fizeram treinamento na cidade de Donauworth, Alemanha, para utilização dos novos equipamentos, que possuem, inclusive, recurso de ficar parado no ar sozinho sem auxílio do piloto. Em comparação com as aeronaves que já operam na Ciopaer, os novos helicópteros podem levantar voo com até 100 kg a mais de peso e possui autonomia de 20 minutos a mais. Todos os novos equipamentos possuem configuração para multimissão, com a possibilidade de instalação de uma UTI aérea.





Metrô de Fortaleza fecha 2017 com crescimento de quase 20% na quantidade de passageiros

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza registrou aumento de 19,8% no número de passageiros transportados em 2017, em relação ao ano de 2016. O índice considera o total de usuários do metrô de janeiro a dezembro. No total, foram 6,5 milhões de pessoas atendidas no ano passado, em comparação com 5,4 milhões de passageiros em 2016. A evolução na estatística de passageiros transportados na Linha Sul tem sido uma constante a cada ano, mostrando a importância da linha para a integração da Região Metropolitana de Fortaleza.

Em 2016, o aumento f​oi de 17% em relação a 2015. Em 2015, houve crescimento de 41% em relação a 2014. Diversos investimentos ​para amplia​r ​o serviço ofertado e ​os ​constates esforços para melhoria da qualidade do transporte estão no contexto desse crescimento. Somente em 2017, a Linha Sul passou por três ampliações de horário, fechando o ano com funcionamento de 5h30 às 23h. Antes, o equipamento funcionava de 7h às 19h.

Além disso, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos – operadora do sistema – reduziu o intervalo de espera pelos trens, de 20 para 17 minutos, aumentou o número de viagens durante o horário de operação, e com isso, aumentou o número de viagens, reduzindo a lotação dos trens. Isso foi possível graças a ampliação da frota operacional, que subiu de 8 para 10 trens elétricos.

Outra melhoria foi o início do funcionamento do sistema de bilhetagem eletrônica. Com ele, os bilhetes de papel foram aposentados, e hoje a população utiliza cartões eletrônicos recarregáveis para embarcar no metrô. Também foram contratados 148 novos profissionais para reforçar o funcionamento dos sistemas metroviários.​


Balanço


Considerando todas as linhas metroviárias em operação no Ceará, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos transportou 9,2 milhões de passageiros em 2017​, o que representa aumento de 11,7% em relação aos 8,2 milhões de passageiros transportados em 2016. Neste dado estão computados as estatísticas das linhas Sul, Oeste​ ​e VLTs de Sobral e do Cariri.


​SERVIÇO


Linha Sul


R$ 3,20 (inteira) | R$ 1,60 (meia)

Horário de funcionamento: 5h30 às 23h (segunda à sábado)





02 janeiro, 2018

Juazeiro do Norte reúne multidão no réveillon e tem queima de fogos de 15 minutos

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram na Praça Padre Cícero para festejar a chegada de Ano Novo, em evento realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria. O evento histórico trouxe para o Centro da cidade uma multidão de crianças, adultos e idosos. Pessoas de todas as idades foram à praça para receber o novo ano, com contagem regressiva feita pelo Prefeito Arnon Bezerra, acompanhado da primeira-dama-Esmeralda Geromel, familiares, secretários municipais, vereadores e a população.

Esse foi o primeiro Réveillon do Município realizado pela Prefeitura Municipal, que promoveu na praça atrações musicais. Na ocasião, o Prefeito Arnon Bezerra agradeceu a participação dos Munícipes que se confraternizaram em praça pública no Ano Novo.

O público recebeu, inicialmente, uma saudação de ano novo do Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa. Também estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, o Secretário Interino de Cultura, Renato Fernandes, além do Secretário de Agricultura, Romão França e o Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues.

Pré-réveillons

Desde sábado, 30, Juazeiro do Norte festeja o fim de ano. Os pré-réveillons na zona rural, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, levou às comunidades da Vila São Gonçalo e Vila Padre Cícero (Palmeirinha), os shows de Jota Farias e Banda e da sanfoneira Maria Luiza, que garantiram a alegria da população rural com muito forró.

Com uma programação voltada à valorização dos artistas da região e da cultura local, o Réveillon Municipal teve início às 21h, com o show do cantor Maurício Jorge, que com repertório variado, animou a noite. Logo após, teve início o show do cantor Vicente Nery, que conduziu o evento durante a virada do ano, marcada pelas luzes dos fogos de artifícios que iluminaram toda a praça Pe. Cícero. Os músicos da Orquestra Skala, encerraram o evento, que, de acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, foi um sucesso e proporcionou uma belíssima entrada de ano novo para a população.

Reconhecimento do Público

O público se concentrou de frente à praça Padre Cícero, na São Francisco, onde foi montado o palco. A dona de casa, Rachel Soares, acompanhada da família, participou do evento. “Achei incrível por parte da administração municipal realizar esse Réveillon maravilhoso. É muito difícil para a maioria da população ter a oportunidade de comemorar essa festa de ano novo e contar com um lugar diferente para sair com a família”, afirma.

Agradecimento do Prefeito

Para o Prefeito Arnon Bezerra, esse é um momento de solidariedade e união. Durante o Réveillon a administração municipal apresentou um vídeo institucional, com as principais ações da gestão no primeiro ano do mandato. “Nós estamos cumprindo o que prometemos, que é cuidar e zelar de Juazeiro do Norte. Temos muito a melhorar, mas acreditamos que com determinação garantiremos o crescimento e desenvolvimento da cidade. Agradeço ao povo de Juazeiro do Norte, que tem me incentivado e com sensibilidade feito críticas que ajudam a aperfeiçoar todo o nosso projeto. Agradeço imensamente a Deus e ao Padre Cícero por terem me abençoado com a honra de ser Prefeito desta cidade”, ressalta.

Infraestrutura

A organização da festa contou com apoio da equipe do Corpo de Bombeiros e profissionais de saúde, com ambulâncias no local para atendimentos de emergência, além das equipes de segurança do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guarda Municipal, que estiveram de plantão para cobrir eventuais ocorrências.




















PT de Barbalha realiza eleição com filiados, mas 59,6% não comparecem devido à inadimplência

Na eleição municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada hoje, 7 de julho de 2025, na Câmara Municipal de Barbalha, das 8h às 17h, a...