27 março, 2013

STDS PROMOVE BUSCA ATIVA NAS FAMÍLIAS DO BOLSA FAMÍLIA EM BARBALHA


 Assessoria de Imprensa


De acordo com as informações oficiais e acompanhamento do Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de promover uma busca utilizando os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, prevê dados individualizados, atualizados no máximo a cada dois anos, sobre os brasileiros com renda familiar de até meio salário mínimo per capita, permitindo saber quem são, onde moram, o perfil de cada um dos membros das famílias e as características dos seus domicílios.
Em Barbalha a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, vem promovendo essa busca ativa de acordo com as informações recebidas do MDS. E vem obtendo bons resultados, todo trabalho dessa busca ativa vem sortindo uma conscientização por parte das famílias que não precisam mais receber o Bolsa Família, porque existe outra renda na família que ultrapassa a renda preconizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A secretária da Ação Social em Barbalha Maria Tereza Amora diz que, o principal objetivo dessa busca ativa, é concentrar os esforços na qualificação das informações registradas e na atualização dos dados cadastrados, todos eles sendo feito in loco.
Maria Tereza adianta que, com isso, o município de Barbalha pode abrir espaços para inserir famílias de estrema pobreza que já estão cadastradas, que ainda, não recebem o benefício. Só este ano de 2013 a Ação Social em Barbalha, já recebeu seis famílias que entregaram seus cartões do Bolsa Família, ou seja, devolveram.
De acordo com a busca ativa promovida pela Ação Social em Barbalha, significa dizer que com a nova requalificação, as famílias estão tendo consciência. Um exemplo foi um cidadão que passou em concurso e, obviamente melhorou sua renda financeira e ele percebeu que não estava no perfil do programa social e, foi a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social devolver o cartão do Programa Bolsa Família.
Outras famílias no município devolveram seus cartões porque tomaram consciência de que existem pessoas precisando bem mais do que elas.
Em 2012 houve apenas uma devolução e, agora em 2013, com apenas dois meses de trabalho da busca ativa e novas requalificações no município feito pela STDS, seis famílias devolveram seus cartões.
Com as novas atualizações dos dados de todas as famílias. “Neste caso, as visitas domiciliares são importantes para verificar se há famílias recebendo benefício sem precisar, enquanto outras mais pobres estão excluídas.


Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...