07 julho, 2019

Saúde de Barbalha é premiada em nível Nacional

O município de Barbalha conquistou o prêmio Experiência Exitosa, em judicialização da saúde. A premiação ocorreu durante o XXXV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Brasília-DF. Foram cerca de 500 experiências exitosas de vários municípios brasileiros, dentre as quais a executada pela Secretaria de Saúde de Barbalha, que conquistou o primeiro lugar na área.

Barbalha se destacou por ter elaborado um projeto em que atua na humanização intitulada “Internações Compulsórias, desconstruindo manicômios disfarçados”. Na prática, a iniciativa promove acompanhamento das intervenções compulsórias determinadas por via judicial, junto às comunidades terapêuticas, além de estabelecer fluxos com o CAPS AD, com intuito de fortalecer a rede de saúde mental.

As equipes fazem visitas às comunidades verificando as condições dos pacientes, se há plano terapêutico, possíveis condições insalubres e se o acompanhamento está adequado. Além de estabelecer a rotina mensal e os relatórios de cada paciente para acompanhar a evolução, ofertando um tratamento digno ao usuário.

A secretária de saúde Pollyana Callou disse que recebe com muita honra a premiação e que divide o reconhecimento com a sua equipe de profissionais. Para ela, uma ideia só é completa quando há pessoas ao seu lado dispostas a colocá-la em prática. Revelou ainda que a premiação é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município pensando sempre na população mais carente.

A atual medalha está entre as mais importantes recebidas pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde de Barbalha. A experiência exitosa passa a ser exemplo e será aplicada em outros municípios brasileiros.

Fonte: ASCOM








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...