29 janeiro, 2020

Prefeito Arnon Bezerra lança projetos pioneiros para qualificar assistência às mães de crianças com necessidades especiais

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, em evento realizado no SENAI na tarde desta terça-feira (28), apresentou dois projetos pioneiros voltados à qualificação dos serviços de saúde prestados às mães de crianças com necessidades especiais que são acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

O primeiro é o projeto Carteira de Prioridade, que consiste em uma identificação que garantirá às mães atendimento prioritário em todos os serviços de saúde do Município; e o segundo é o Medicamento em Casa, que irá possibilitar o recebimento de medicamentos e outros insumos necessários ao tratamento das crianças no próprio domicílio.

O Prefeito Arnon afirmou que os projetos são frutos do diálogo e sugestões dadas pelas próprias mães, ao relatarem as dificuldades encontradas no tratamento de seus filhos. “Esses projetos são para facilitar a vida de vocês. É uma preocupação de todos nós darmos essa atenção especial para resolver essas questões e criar possibilidades para uma vida melhor”, frisou.

Na ocasião, o vereador Claudionor Mota apresentou um projeto de lei que propõe incluir o método de terapia Padovan na lista de serviços ofertados pela Saúde pública do Município, tornando Juazeiro do Norte a primeira cidade do país a implantar este método gratuitamente.

O deputado federal Pedro Bezerra também participou do evento e informou que levou a proposta de incorporar o método Padovan nos tratamentos contemplados pelo SUS para análise na Câmara dos Deputados. O parlamentar ressaltou ainda a parceria fundamental com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Secretaria da Saúde para que projetos como esse tenham efetividade e contemplem as pessoas que necessitam.

“Hoje a gente se sente feliz porque vamos trazer para o município a terapia Padovan, de reconhecimento internacional. Além dos outros dois projetos, porque sabemos como é o dia a dia, as dificuldades de uma mãe que tem um filho especial. Queremos amenizar essas situações e procurar dar mais conforto a vocês”, afirmou o secretário da Saúde, Lucimilton Macêdo.

O evento contou com uma série de serviços para as mães, como corte de cabelo, manicure, massoterapia e roda de conversa com a psicóloga Camila Milfont, além de atividades lúdicas para as crianças. Foi informado ainda que o CAPSi conquistou, em dezembro de 2019, financiamento pelo Ministério da Saúde e que foi autorizada a busca de uma nova sede para o seu funcionamento, priorizando o conforto e a qualidade dos serviços prestados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...