27 março, 2020

Comerciantes de Ipatinga cidade Mineira fazem passeata pedindo reabertura do comércio

Comerciantes da cidade de Ipatinga, localizada na região do Vale do Aço, fizeram uma passeata ontem (26), para pedir a reabertura do comércio local, fechado como forma de prevenção à contaminação do novo coronavírus (COVID-19). Os manifestantes fizeram um comboio de carros, que seguiu em buzinaço, do parque Ipanema, no bairro Veneza, até a porta da prefeitura, no centro da cidade.

De acordo com os manifestantes, cerca de 300 pessoas participaram do movimento pedindo o retorno das atividades comerciais em Ipatinga, mesmo que sejam com um contingente reduzido de funcionários. Os comércios da cidade se encontram fechados por decreto válido até a próxima segunda-feira (30), com possibilidade de ser estendido. Os comerciantes garantem que tomarão as medidas necessárias de higiene para prevenção do novo coronavírus. Os prejuízos financeiros e possibilidade de demissões são os principais argumentos dos lojistas que pedem a volta do comércio.

Boletim epidemiológico

No último Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), datado de ontem (26), constavam, para a cidade de Ipatinga, um caso confirmado do novo coronavírus, 637 casos suspeitos e sete descartados, totalizando 645 notificações.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Ipatinga se manifestou a respeito da passeata por meio de nota oficial. Confira o comunicado na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Ipatinga esclarece que respeita todo e qualquer tipo de manifestação, sendo algo legítimo da democracia, desde que não atente contra a integridade física dos servidores e tampouco contra o patrimônio público, e não poderia ser diferente com os nossos comerciantes.

A Administração reitera sua preocupação com a retomada do funcionamento do comércio de portas abertas, uma vez que a economia do município precisa girar para que não haja um colapso financeiro.

Porém, amparados pelas recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, continuam em vigor as medidas de isolamento social adotadas em todos os continentes e que hoje já mantém em quarentena cerca de 1/3 da população do planeta ou mais de 2,6 bilhões de pessoas.

Com prioridade máxima para a saúde pública, mas obviamente sem desconsiderar os aspectos econômicos envolvidos (tanto que, desde a primeira hora, os atendimentos em Delivery estão liberados e funcionam também supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis e outros serviços essenciais), seguimos monitorando atentamente os números da Covid-19, e dialogando abertamente com todos os segmentos, inclusive os comerciantes.

Informamos também que estamos trabalhando incessantemente a fim encontrar o momento e a forma adequada para que todos os segmentos possam ser reabertos sem que a saúde pública possa ser comprometida em meio a essa terrível pandemia. Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde divulga, sempre por volta das 16h, o boletim epidemiológico devidamente atualizado com os números de casos suspeitos, confirmados e descartados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...