04 junho, 2012

MARCADA COM CELEBRAÇÃO DE MISSA A ABERTURA DA MAIOR FESTA DE STº ANTONIO.


            Dia do cortejo do pau da bandeira em Barbalha, reúne milhares de pessoas nas ruas. O dia 3 de junho foi marcado com a abertura oficial da Festa do padroeiro da cidade, com a celebração da santa missa às 9 horas na Igreja Matriz de Santo Antônio, pelo pároco padre Cícero Alencar e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Audízio e outros religiosos convidados. A Igreja Matriz ficou literalmente tomada pelos fies devotos de Santo Antônio. No final da celebração, o padre Cícero Alencar benzeu a bandeira do santo que mais tarde, seria colocada no topo do mastro que foi trazido pelos devotos de Santo Antônio do sítio São Joaquim há seis quilômetros do centro da cidade.
Depois da Missa, houve o cortejo com a participação de cinqüenta grupos folclóricos que fazem parte da cultura popular de Barbalha, e no corredor cultural da Matriz ao Largo do Rosário, centenas de pessoas se acumulavam para prestigiar aquele caldeirão da cultura viva que representa a arte, as diversidades culturais do município; além desses grupos folclóricos, também houve o desfile dos grupos para folclórico formado pelos alunos da rede municipal de ensino, alunos que pela manhã, representaram a cultura popular com o carregamento do Pau Mirim numa manifestação que representava a cultura, as diversidades de um povo com o simbolismo educacional, foram 52 grupos trabalhados através da secretaria de Educação do município.
A festa este ano, homenageia o rei do baião, Luiz Gonzaga que se estivesse vivo, estaria completando cem anos de se nascimento. Luiz Gonzaga gravou a primeira música em homenagem a aquela que se tornou a maior festa religiosa e cultural do Brasil, “A Festa de Santo Antônio em Barbalha é de Primeira”... E este ano, a música que simboliza a festa do padroeiro completa 25 anos. E no ano de seu centenário Barbalha lhe homenageia como um símbolo que foi da cultura nordestina. Além de Luiz Gonzaga, outras dezenas de personalidades barbalhenses que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da festa de Santo Antônio, ao longo dos anos, também foram homenageadas. Personalidades in memória, personalidades que ainda fazem história com o crescimento da festa do padroeiro de Barbalha.
Uma dessas personalidades homenageada pelo Governo Municipal, através do prefeito José Leite e a vice-Maria Betilde Sampaio Correia, em uma solenidade no Casarão da Cultura, foi o jornalista filho de Barbalha e radicado em Fortaleza, Edilmar Norões diretor do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Lá, além do homenageado, toda sua família, esposa e filhos, parentes e amigos prestigiaram o grande filho de Barbalha, Edilnar Norões que recebeu das mãos da vice-prefeita Betilde Sampaio Correia uma placa oferecida pelo governo municipal. Foi um momento de gala, em suas palavras o barbalhense e ex-prefeito João Hilário mostrou com suas palavras aquilatadas sobre a vida do cidadão barbalhense, Edilmar Norões. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...