29 dezembro, 2012

BARBALHA SEDIOU CONFERÊNCIA ESTADUAL DA CULTURA


Assessoria de Imprensa

O município de Barbalha sediou nesta quinta-feira20, a Conferência onde se debateu o Plano Estadual da Cultura. O encontro do Governo do Estado através da SECULT aconteceu no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira, a partir das 8 da manhã, onde foi debatido o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Estadual de Cultura.
Esse encontro tem como objetivo sensibilizar os atores culturais, bem como instituições e profissionais envolvidos diretamente e/ou indiretamente com a cultura, sobre a importância dos dois temas:  Sistema Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura. Na conferência contou com a participação de representantes de municípios de toda região do Cariri e contou com a presença do secretário de Cultura do Estado Francisco Pinheiro e, a secretaria de Cultura do município de Barbalha ofereceu toda estrutura e apoio técnico.
Na programação que foi desenvolvida por todo dia, constou de abertura oficial; apresentação do Sistema Nacional de Cultura; apresentação da metodologia de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Ceará e formação dos grupos por eixos temáticos; em seguida houve as Oficinas por eixos Temáticos.
No período da tarde, os trabalhos tiveram continuidade com as Oficinas e Plenária para escolha dos representantes municipais para o evento de avaliação do Plano.
O secretário de Cultura do Ceará, Francisco Pinheiro afirmou que a realização da Conferência Estadual da Cultura, foi fundamental por acredita que é essencial fortalecer o processo democrático, e o debate público faz com que o processo se fortaleça cada vez mais. “Ouvir a sociedade civil, os artistas é fundamental para que se construa um plano que seja a cara daqueles que estão envolvidos com a cultura”, disse Pinheiro.
Antônio de Luna secretário de Cultura de Barbalha enalteceu o evento e disse que foi um dia histórico para a questão cultural. E os debates que surgiram em relação a cultura regional que é tida como uma cultura forte, foi porque as pessoas, os agentes que estejam ou não ligadas a cultura estão juntos tentando construir um plano que contemple de forma contundente a região do Cariri que é tão fortalecida pelas manifestações culturais.
Antônio de Luna finalizou parabenizando a SECULT em ter escolhido Barbalha para os debates onde, todos tiveram a oportunidade de debaterem de forma democrática e sábia e, ao mesmo tempo, de se confraternizar com outros municípios da região. “Esse foi um momento para que houvesse cobrança, um olhar para a política cultural do interior e tudo só vai melhorar, quando houver um plano municipal, estadual e nacional da cultura”, disse.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...