17 julho, 2013

MINHA CASA, MINHA VIDA JÁ CONTRATOU 75% DA META PARA 2014


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apresentou na segunda-feira (15), na capital paulista, o cenário e as perspectivas do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O programa já contratou mais de 2,7 milhões de unidades, o que representa 75% da meta de construção de novas moradias prevista até 2014.
O MCMV tem como meta reduzir o déficit habitacional brasileiro, um dos problemas mais crônicos do país. A meta do programa, que entrou em sua segunda fase (2011-2014), é construir dois milhões de unidades habitacionais até 2014, das quais 60% voltadas para famílias de baixa renda. Segundo o governo federal já foram entregues 1,4 milhão de moradias e falta entregar de 600 mil moradias para que a presidente Dilma bata a meta do programa.
“Antes do governo do Lula, só quem podia ter a própria casa eram os ricos , porque o governo federal não tinha linhas de financiamento populares e, com isso, alimentava a especulação imobiliária e os altos preços dos aluguéis”, ressalta o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães.
Além da construção de unidades habitacionais propriamente ditas, fazem parte desse eixo as áreas de financiamento pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e Urbanização de Assentamentos Precários. A expectativa é que o Ceará receba, até o final do próximo ano, o investimento de R$ 4.618 milhões pelo programa Minha Casa, Minha Vida, sendo que 204 empreendimentos estão previstos para acontecer em todo Estado.
Somente em Fortaleza, o MCMV contempla 13 obras em urbanização de assentamentos precários, incluindo aí obras de urbanização do Rio Maranguapinho, do Rio Cocó, Favela do Dendê, Serviluz e Titãnzinho, Favela Maravilha e lagoas do Papicu e Urubu. A previsão de investimento no Estado dentro do financiamento habitacional é da ordem de R$3.475.445.689,00.
Ainda segundo o portal, já foram elaborados planos locais de habitação para 103 dos 184 municípios cearenses, 44 empreendimentos estão em obras e três estão em fase de licitação do projeto e 3 em licitação de obra.
Em financiamento habitacional, através de recursos do ministério das Cidades, o programa já investiu R$1.289.784.010,06 A data de referência dos dados dispobilizados pelo portal do Minha Casa Minha Vida é de 30 de abril de 2013.
Clique aqui para acessar os dados no Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaría de saúde e UniLeão firmam convênio no combate à fibromialgia

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, estabeleceu um convênio com o curso de F...