01 agosto, 2013

BARBALHA APONTA TENDÊNCIAS PARA SEU CRESCIMENTO TURÍSTICO


Em seu segundo mandato o prefeito José Leite, vem seguindo suas metas, planejamentos, estudos e projetos, aproveitando suas diretrizes administrativas e orientações desde seu primeiro governo em 2009. Desenvolvendo o município no no seu crescimento turístico e histórico ada vez mais; no seu potencial turístico, Ecológico, patrimonial arquitetônico e cultural, gerando emprego e renda para a população.
No turismo, o Município barbalhense tem uma vocação por excelência com seus cinqüenta e sete mil habitantes. Estar localizado na região Sul do Estado, no sopé da chapada do Araripe (Região Metropolitana do Cariri). As atividades culturais e turísticas vêm desenvolvendo o município com suas peculiaridades. 

O município de Barbalha, também tem uma grande vocação para o turismo ecológico com um dos maiores balneários do interior nordestino; o balneário do Caldas. A estrutura do complexo, conta com fontes naturais, (Bom Jesus e João Coelho), recomendadas para a prática da balneoterapia. Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, as águas destas fontes se classificam da seguinte maneira: "Águas minerais naturais e hipotermais, enquadradas em tipos de águas medicinais." As fontes se encontram a aproximadamente 760m de altitude e possuem uma vazão de, aproximadamente, 54 metros cúbicos por hora. A temperatura da água está em torno de 26°C e sua pureza em 0,028 g/l. O Balneário do Caldas é reconhecido pela Lei estadual n° 3894 de 1957 como a única estância termo-mineral do Ceará.

O Balneário, conta com suas belas piscina, é um verdadeiro oásis do interior do Brasil com dezenas de fontes perenes. No Balneário do Caldas, foi encontrada também, a espécie única do “Soldinho do Araripe” (Antilophia bokermanni), em um lugar da natureza exuberante bem na encosta da Chapada do Araripe, onde corre as mais límpidas águas cristalinas do Nordeste. Com suas trilhas ecológicas para observação da biodiversidade da fauna caririense dentro da Floresta nacional do Araripe. Na sede do Distrito, a Prefeitura construiu uma das mais belas Praças em frente ao Balneário, local aprazível que vem chamado atenção dos turistas e, dos próprios moradores pela beleza e zelo que hoje tem aquele logradouro. Lá no Caldas, ainda existe a Igreja do Bom Jesus padroeiro da comunidade. A festa é comemorada no mês de agosto. Muitos visitantes e devotos do Bom Jesus ao visitarem o local, ficam impressionados com as belezas que só a natureza pode proporcionar e, depois do banho, nas fontes minerais, sobem a até a Igreja e aos pés do Bom Jesus fazem suas orações.   

Apesar de ser um município vocacionado para turismo ecológico, Barbalha também é uma cidade histórica com seu patrimônio arquitetônico, com seus casarões que carregam suas arquiteturas do tempo do império como: Palácio 3 de Outubro, Palácio Maria Olímpia, Casarão da Cultura, suas Igrejas entre outros que, também carregam em suas fachadas as linhas arquitetônicas coloniais. Hoje, é a única cidade da Região Metropolitana do Cariri, que tem um Centro Histórico totalmente requalificado em pedra de paralelepípedo e com sinalização adequada com os pontos turísticos e, que, oferecem também, as áreas de acessibilidade as pessoas nas diversas áreas do município.

Barbalha também é detentora das maiores manifestações culturais com os seus mais de 60 grupos folclóricos, que é a maior representatividade da maior festa religiosa e cultural do Brasil, a Festa de Santo Antônio e, que, abre os festejos juninos do Nordeste. Em 2013 Barbalha passou a ser a nova “Capital dos Festejos de Santo Antônio” através de um Projeto de Lei 96/2012, de autoria da Deputada Fernanda Pessoa, que reconheceu o município de Barbalhense como capital cearense dos festejos de Santo Antônio. A Lei foi sancionada pelo governador Cid Gomes, o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana e o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia. 

Barbalha mostrou toda sua cultura e religiosidade no stand da Feira Internacional do Turismo Religioso por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Prefeito José Leite e o Secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna participaram do evento realizado no Rio de Janeiro. Apenas seis cidades do Ceará foram convidadas para participar da Feira e Barbalha foi uma delas.

Barbalha, uma cidade pacata, de um povo trabalhador e ordeiro, cidade histórica e bela por natureza, detentora de uma educação e saúde impa, privilegiada por ter Santo Antônio, como padroeiro desde sua fundação, por isso é uma cidade berço da genoflexão! Barbalha este mês de agosto completa seus 167 anos de emancipação política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...