14 setembro, 2015

Fortaleza sedia fórum com secretários de segurança

Vinte e sete representantes de setores de Inteligência, Tecnologia da Informação e Estatística de secretarias de segurança pública e defesa social, que fazem parte do Conselho de Gestores Regional do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp), além de cinco representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, estão reunidos em Fortaleza para o 2º Fórum Consultivo Regional do Nordeste. A abertura do encontro, que segue até esta terça-feira (15), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), foi realizada pelo Secretário Delci Teixeira.

O evento tem como objetivo discutir as metodologias adotadas por cada estado para a contagem de homicídios e a forma de alimentação dos sistemas de informação. O Secretário da SSPDS abriu o encontro destacando a importância do Fórum. “A adoção de uma metodologia única de contabilização das mortes violentas em todos os estados do país é de suma importância para que possamos direcionar as ações e as tomadas de decisão corretamente. O cidadão que está lá fora tem o direito de saber, com o máximo de transparência possível, o que está acontecendo no seu Estado e o que estamos fazendo para melhorar a segurança pública. Aqui no Ceará, já trabalhamos dando total prioridade à transparência de dados. Todo esforço nessa direção merece os parabéns”, frisou Delci Teixeira.

Rafael Rodrigues, presidente do Conselho Gestor Nacional do Sinesp, ressaltou a importância do Fórum. “Os representantes de cada Estado estão aqui apresentando soluções e trocando informações sobre experiências exitosas nas áreas de TI, Inteligência e Estatística para que as boas práticas possam ser socializadas”, disse.

Durante o primeiro dia do evento, também foi realizada a eleição de membros do Conselho Gestor Regional do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp) do Nordeste. O conselho Gestor é órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, conforme o estabelecido no Decreto N.º 8.075 de 14 de agosto de 2013, e tem por finalidade atuar na formulação das políticas de produção de informações de segurança pública, sistema prisional e sobre drogas, estabelecendo diretrizes, padrões, métodos e fluxos nacionais de informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...