12 março, 2017

Prefeito Arnon Bezerra e SEINFRA mapeiam ruas que necessitam recuperação

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e representantes da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) estão visitando constantemente áreas da cidade para identificar locais danificados. O objetivo da administração é que as obras nessas áreas sejam realizadas o mais rápido possível.
As visitas na semana passada se concentraram nos bairros Frei Damião, São José e a localidade conhecida como ‘Cidade de Deus’. Algumas ruas desses bairros foram catalogadas por meio de fotografias e já foram enviadas à SEINFRA para que possam ser, de fato, iniciados os serviços nessas localidades.

Um local que chamou a atenção do Prefeito e da SEINFRA foi no bairro São José, em área nas proximidades do Maxxi Atacado, onde uma enorme voçoroca se formou e o problema tem se agravado bastante, ao longo dos anos, sem uma intervenção de infraestrutura para a área. É grande buraco que abrange parte da rua Venceslau Pereira, no bairro São José. Os moradores do local vivem apreensivos, pois, segundo eles, o ponto serve como esconderijo para infratores e usuários de drogas. Além disso, quando chove se torna um rio, deixando os moradores em volta amedrontados, temendo que suas casas sejam levadas pela correnteza.

As ruas onde foram observadas outras situações de precariedade foram: Santana Soares;  José Bezerra da Silva, localizadas no bairro Jardim Gonzaga; rua Domingos Rodrigues Barbosa; rua Engenheiro José Walter com a rua Francisco Martins; na Antônio Alvino Gonçalves; bem como na Travessa Cícero Gonçalves, no bairro São José; rua Nicolau dos Santos; rua Sebastiana Monteiro de Santana com a Manoel Tavares Lopes, no bairro Frei Damião; rua Dr. Francisco Monteiro, no Triângulo; rua Carolina Sobreira e a rua Padre Francisco, no Limoeiro. O Prefeito e a SEINFRA se sensibilizaram com as observações feitas nessas localidades e ambos estão engajados em sanar os problemas nesses pontos, bem como toda a infraestrutura do Município, para que a população possa ter mais qualidade de vida.


CEREST realiza seminário em alusão ao Dia Internacional da Mulher.


A Secretaria de Saúde, através do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) vai realizar nos próximos dias 8, 9 e 10 o I Seminário sobre Precarização do Trabalho e suas implicações na Saúde das Trabalhadoras. O evento acontece na sede do CEREST, de 8h às 12h, e tem a pretensão de reunir trabalhadoras da saúde da rede pública e privada. Nos três dias, a programação será bastante diversificada. No dia 8, haverá a abertura do evento, além de palestras sobre o tema do seminário com Lorena Brandão, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, e com a coordenadora, advogada e enfermeira do CEREST. Também acontecerá a posse da delegação da União Brasileira de Mulheres – UBM. No dia seguinte, 9, serão realizadas Ginástica Laboral nas participantes, e sessões para discutir a saúde do trabalhador, e sessão de beleza. Na sexta-feira, 10, no encerramento do evento, haverá apresentações culturais, e um momento de confraternização entre os participantes do Seminário. A realização do I Seminário sobre Precarização do Trabalho e suas implicações na Saúde das Trabalhadoras tem o objetivo de alertar as mulheres sobre as situações que podem pôr em risco a saúde delas dentro do ambiente de trabalho, além de discutir sobre maneiras de prevenção e cuidados no dia a dia.

Medicamento volta a ser distribuído em Juazeiro do Norte.


A Secretaria de Saúde voltou a fazer a distribuição do medicamento Calcitriol (forma ativa de vitamina D) nesta segunda-feira, 06. Ele é indicado para pacientes com Raquitismo relacionado a falta da vitamina, hipoparatireoidismo ou falta de cálcio, como pacientes portadores de Osteoporose.
O medicamento estava faltando desde agosto de 2016, devido ao não envio por parte do Estado.  A remessa veio com 18 mil comprimidos, e outra remessa deve chegar ao Município ainda neste mês de março. O medicamento é licitado pelo Estado, sem contrapartida do Município. Para recebê-lo, os pacientes devem ir até o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF, munidos da carteira de identificação, no caso dos cadastros vigentes. Para aqueles que ainda não possuem cadastro, ou precisam atualizá-los, é necessário a receita médica de um especialista, LME (Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos), e exames, caso a APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais Magnética) precise ser atualizada.

Saúde realiza atualização de cadastro do Bolsa Família em conjuntos do Minha Casa Minha Vida.


A Secretaria de Saúde, através do Setor em Vigilância Ambiental e Nutricional, visitará, durante essa semana, os conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, para realizar a atualização semestral das condicionalidades da saúde para o Programa Bolsa Família. O setor de imunização também está presente para atualizar a caderneta de vacina. Essas atualizações devem ser buscadas pelas famílias, indo até as Unidades Básicas de Saúde. Porém, os moradores dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida ainda não possuem cobertura das unidades, então a Secretaria vai até eles. Nesta terça-feira, 7, a equipe estará no Conjunto Tenente Coelho II, no bairro Aeroporto, e nos dias 8 e 9, estará no Conjunto Nossa Senhora das Dores, no bairro Betolândia.
Durante as ações, a equipe faz atualização em dados de bebês, crianças até sete anos de idade e gestantes, verificando o peso, altura e se estão cumprindo o pré-natal corretamente. A atualização vacinal também é uma das condicionalidades para manter o cadastro no programa social. O procedimento cadastral é feito semestralmente. Os beneficiários que não realizarem o procedimento poderão ter seus benefícios bloqueados.

Sedest promove ações para comemorar a Semana da Mulher.


Na próxima quarta-feira, 8 de março, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. Em Juazeiro do Norte, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) preparou programação extensa para homenagear as mulheres assistidas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tratar de questões referentes à conquistas e causas femininas.
As atividades tiveram início na segunda-feira, 5, e seguem até o dia 15 de março, com rodas de conversas, palestras, serviços de saúde e beleza e assistência jurídica nos nove Centros Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Regional da Mulher (CRRM), de Juazeiro do Norte. 

No Dia Internacional da Mulher, 8, esses serviços irão se concentrar na praça Padre Cícer. A programação contará com a presença da delegada da mulher, Débora Gurgel, e de defensores públicos, bem como psicólogos e assistentes sociais. Como atração cultural, as crianças e o grupo Mulheres da Palha do CRAS do Horto, irão se apresentar com o coral infantil e exposição de produtos feitos com a palha da bananeira. A luta pela equidade de gênero e o empoderamento das mulheres são temas que estão sendo trabalhados constantemente pela SEDEST. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho está engajada na garantia dos direitos das mulheres através do CRRM e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDEM).

SEJUC realiza manutenção nas Academias Populares.


A Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc) realiza manutenção em todas as Academias Populares de Juazeiro do Norte. São dezenove academias espalhadas pelas praças da cidade, mas apenas oito estão em boas condições para o uso da população.
Serviços como troca de peças, soldagens, reparos na base, troca de parafusos, são algumas das melhorias que estão sendo feitas pela Sejuc. Alguns equipamentos não estão em condições de uso e serão removidos, com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes. Em breve, será aberto processo licitatório para manutenção e aquisição de equipamentos para as academias já existentes e criação de novas academias. É desejo do Poder Público juazeirense aumentar ao máximo o número de Academias Populares.
De imediato, uma mudança está sendo estudada pela Sejuc. A Academia Popular da praça em frente à Capela da Mãe Rainha, que é uma das mais deterioradas da cidade e não tem uso contínuo pela comunidade, será removida e possivelmente instalada na praça da Avenida Ailton Gomes, em frente a Escola Isabel da Luz.

AMAJU representa Juazeiro do Norte em reunião do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) esteve representada na reunião da Câmara Técnica de Água Subterrânea (CTAS) do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado, realizada na sexta-feira, 03, na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hidricos (COGERH) em Crato. Na ocasião, houve a eleição da Coordenadoria da CTAS e foram analisadas propostas de perfuração de poços profundos no Cariri.

O engenheiro agrônomo, Nivaldo Soares de Almeida, e o técnico em saneamento Rivelino Cardos Xavier Teles, foram eleitos respectivamente coordenador geral e adjunto da CTAS, tendo como responsabilidade direcionar as ações deliberadas pela câmara, afim de conservar, preservar, recuperar e utilizar de maneira correta os recursos hídricos subterrâneos da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado. Os membros analisaram o requerimento de perfuração de dois novos poços profundos no bairro Muriti em Crato.

De acordo com o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, a CTAS é um espaço importante para discussão sobre a vigilância e tomada de medidas para proteção do lençol freático do aquífero do Araripe. “Se não tivermos precaução, futuramente teremos problema de água, tendo em vista a alta exploração que existe no lençol freático, e a captação menor do que o esperado”, ressalta Sidney.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Iniciativa Comunitária de Bela Vista: Um Diálogo com a Liderança.

Em uma demonstração de engajamento cívico e colaboração comunitária, a associação de moradores do bairro Bela Vista, na cidade de Barbalha, ...