20 dezembro, 2023

Vórtice Ciclônico de Altos Níveis traz chuvas para todas as regiões do Ceará, com previsão de mudança no cenário a partir de sexta-feira


Você já sabe que o Ceará está com chuvas em todas as regiões, mas você sabe por quê? O responsável pelas chuvas é um fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma na alta troposfera, entre 9 e 15 km de altitude. O VCAN atua como um "aspirador" de umidade, trazendo nuvens carregadas do oceano para o continente.

O VCAN é típico da Pré-Estação, que é o período entre dezembro e janeiro, quando as chuvas começam a se intensificar no Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o VCAN deve permanecer influenciando o tempo até esta quinta-feira, 21, com possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.

A partir de sexta-feira, 22, o cenário deve mudar, com uma redução dos acumulados de chuva em todo o estado. Isso porque o VCAN tende a se enfraquecer e se afastar da costa, diminuindo a umidade disponível para a formação de nuvens.

Temperatura

As chuvas também trazem uma sensação de alívio para o calor, pois diminuem a temperatura máxima do ar. Nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Jaguaribana, os termômetros devem marcar entre 31 e 35°C durante a tarde de hoje e dos próximos dias.

Já as temperaturas mínimas, que ocorrem durante a madrugada e o amanhecer, devem ficar entre 23 e 25°C no interior do Ceará. Em Fortaleza, a mínima deve ser de 26°C e a máxima de 30°C.

Esperamos que você tenha gostado deste post e que fique atento às atualizações da Funceme sobre o tempo no Ceará. Aproveite as chuvas com responsabilidade e cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...