24 janeiro, 2013

SECRETÁRIO DAS CIDADES FAZ REUNIÃO COM PREFEITOS DO CARIRI


Assessoria de Imprensa


O secretário das Cidades, Camilo Santana, reúne-se com prefeitos da Região do Cariri, nesta segunda-feira 21, no Hotel Encosta da Serra às 13h30min na cidade do Crato. O secretário vai discutir juntos aos prefeitos da Região Metropolitana do Cariri, a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri. Na pauta da reunião, estão pontos como o processo de escolha da área do empreendimento, custos operacionais e o status do licenciamento ambiental, já encaminhado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e previsto para ser liberado no próximo mês de fevereiro.
O secretário Camilo destacou que a Região do Cariri é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, por ser um dos principais pólos indutores de crescimento econômico do Ceará. “Tanto a implantação do Aterro Sanitário Regional, por trazer qualidade de vida e saúde para a população, quanto às obras de infraestrutura que estamos realizando no Cariri são fundamentais para essa conquista, que é o bem estar dos cidadãos”, reforça.
Ainda na cidade do Crato, o secretário das Cidades visita nesta segunda-feira obras da Pasta que estão em andamento no município. Acompanhado do secretário adjunto, Mário Fracalossi, e do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, vai conferir in loco a urbanização do bairro Seminário e a construção de conjunto habitacional que receberá as famílias remanejadas do Seminário. Serão visitadas, ainda, novas vias em fase de conclusão. Camilo Santana vai tratar do Projeto Vila da Música, que dará uma nova sede para os pequenos músicos do Cariri, para que eles possam desenvolver seus talentos.

STDS APRESENTA RELATÓRIO DAS PRINCINPAIS ATIVIDADES EM BARBALHA 2009/2012


Assessoria de Imprensa


A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) emite relatório das atividades realizadas durante os quatro primeiros anos da gestão do prefeito José Leite e Betilde.
Nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 foram realizadas Oficinas de ponto Cruz e crochê para as gestantes das localidades: Bela Vista Vila Santo Antônio Bairro do Rosário, Alto da Alegria, Malvinas, Distrito Estrela, Lagoa e Bulandeira em 2009.
Em 2010 as comunidades beneficiadas foram: Bela Vista Vila Santo Antônio, Bairro do Rosário, Alto da Alegria, Malvinas, Lagoa e Mata dos Limas.
Em 2011 foram: bela Vista, Vila Santo Antônio, Bairro do Rosário, Alto da Alegria, Sítio Lagoa, Mata dos Limas e Bairro Malvinas.
No ano de 2012 as comunidades que foram beneficiadas com as oficinas oferecidas pela STDS: Bairros Bela Vista, Santo, Rosário, Alto da Alegria, Malvinas e os sítios Lagoa e Mata dos Limas.
A STDS também fez entrega de Kits Bebê para as mães cadastradas nos PSFS da zona rural e zona urbana. No ano de 2009 foram entregue 122 kits; em 2010, 221 kits; em 2011, 260 kits em 2012 foram entregue 305 kits. Durante os quatro primeiros anos foram entregues 908 kits bebê.
Kits refeição contendo um prato, um copo e uma colher para as crianças que participam do alimento no Centro Materno Infantil e que completaram seis meses. Em 2009 foram entregue 153 kits refeição; em 2010 foram 555; 2011 foram 440 e 2012 foram 320, somando um total de 1.468 kits.
Na Secretaria da Ação Social em 2009 foram cadastradas 560 famílias com crianças de zero a seis anos de idade; em 2010 foram 384 gestantes; em 2011 foram 271 e 2012 foram 354 gestantes, somando um total de 1.568.
ASDTS ofereceu nos primeiros quatro anos 73 cursos incluindo Oficinas. Em 2009 foram 26 cursos e oficinas beneficiando 406 pessoas; em 2010 foram 15 cursos e oficinas para 178 pessoas; em 2011 340 pessoas foram beneficiadas com os 22 cursos e oficinas oferecidos; em 2012 foram oferecidos 10 cursos mais oficinas, beneficiando 130 pessoas.
Em quatro anos a STDS através dos seus profissionais promoveram 48 palestras, sendo que 18 em 2009; 12 em 2010; 1º em 2011 e 8 em 2012.
Ainda 1.331 crianças receberam da Educação Infantil receberam ovos de páscoa.
O relatório vem assinado pelas responsáveis do setor de promoção de atividades, Maria Lucineide Felipe |Andrade e Terezinha Maria Fechine.



ENCONTRO DE DIRETORES DE ASSOCIAÇÕES CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO JOSÉ LEITE


Assessoria de Imprensa


A Prefeitura de Barbalha realizou nesta quarta-feira (16), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira, à ação de integração com os bairros e comunidades rurais do município. No encontro, contou com a presença do prefeito municipal José Leite e de representantes e diretores de associações de moradores e diretores de associações de pequenos produtores rurais.
O encontro teve início às 8 horas da manhã e foi bem participativo, onde os representantes das diversas comunidades rurais e urbana discutiram vários assuntos concernentes suas comunidades junto ao prefeito José Leite. Ao todo representantes de 52 associações filiadas a (UNAB)  União das Associações de Barbalha estiveram presentes.
Um dos principais objetivos do encontro junto ao Executivo municipal, é que as  associações participem cada vez mais das ações do município e, também, coloquem a Prefeitura como um canal aberto para receber as reivindicações de cada comunidade. Além do mais, é que haja uma integração entre os diretores das associações e o poder público. As associações de moradores têm um papel fundamental na sociedade e que elas também possam ser um canal de comunicação entre a própria sociedade e as autoridades constituídas no município, visando assim, desenvolver cada vez mais suas ações em suas comunidades de acordo com suas reais necessidades.
O prefeito José Leite classificou o encontro como importante porque teve a participação de todas as comunidades, e na oportunidade, o prefeito repassou disse dos direcionamentos que serão dados durante os quatro anos de seu governo e ouviu as reivindições das comunidades. Um dos pontos importantes tratado pelos representantes das comunidades da zona rural foi concernente o problema de abastecimento de água. O prefeito José Leite adiantou que agora já dentro do novo Projeto São José, está procurando fazer o cadastramento do referido projeto.
José Leite adiantou ainda para as comunidades, que a partir do mês de fevereiro as reuniões itinerantes irão retornar, sendo que uma vez por semana em cada comunidade e, que, contará com a presença de todo seu secretariado e de coordenadores de outros órgãos da Prefeitura. 



BARBALHA GANHA MAIS 67 CISTERNAS E 23 BARRAGENS DE ENXURRADA


Assessoria de Imprensa


Aconteceu na tarde desta quarta-feira 16, na secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário em Barbalha, reunião envolvendo a Comissão das Cisternas de enxurradas e construções de barragem subterrânea.
O encontro contou com a participação do secretário José Elismar de Vasconcelos, representantes da ONG Flor do Piqui, Vanda Lúcia Rozendo; um representante da SDA do Estado, Pedro Lobo; representante da Igreja, Francisco Antônio Bernardo além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Prefeitura e da EMATECE.
O encontro teve como objetivo a escolha da nova comissão, que vai definir quais as comunidades que irão ser beneficiadas com a construção das cisternas de enxurrada e barragens subterrânea, que também, tem finalidade para os quintais produtivos para o consumo das famílias, como pode ser destinado ao (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos e ao. (PNAE)Programa Nacional de Alimentação.
“Foi um encontro proveitoso para os agricultores e criadores barbalhenses, porque o município estar sendo beneficiado com mais um grande projeto por parte do Governo do Estado”, disse o secretario José Elismar de Vasconcelos.
O município de Barbalha foi contemplado com 67 cisternas de enxurradas com capacidade de armazenar 52 mil litros de água. As cisternas têm como finalidade para o agricultor beneficiário, uma produtividade garantida em sua propriedade, com as diversas espécies de origem vegetal como as hortaliças e legumes e frutas das mais variadas,  criando assim, seus quintais produtivos como sua própria subsistência.
Além dessas cisternas, o município barbalhense também foi contemplado com 22 barragens subterrâneo. Essas barragens ajudam na questão da erosão dos rios e córregos.
O secretário José Elismar enalteceu a importância do encontro e a preocupação do Governo do Estado, em combater o problema da estiagem nos municípios, o secretário lembrou a preocupação do Governo Municipal em trabalhar projetos para levar ao Governo do Estado para beneficiar a zona rural concernente ao abastecimento de água. Elismar ainda lembrou que, Barbalha já foi beneficiada com cerca de 1.500 cisternas com capacidade para 16 mil litros de água. 






  

AGRICULTORES DEVEM PAGAR BOLETO DO GARANTIA SAFRA ATÉ 31 DE JANEIRO


Assessoria de Imprensa


O coordenador estadual do Programa Garantia-Safra no Ceará, Arimatea Gonçalves, ressalta a importância dos CMDS's designarem os representantes mediante cadastro próprio para que eles possam acessar o sistema do MDA e homologar as inscrições para que os boletos sejam emitidos. “Temos pressa para concluir este processo, pois até o dia 31 de janeiro, os agricultores devem pagar os boletos para receberem o benefício este ano”, alertou.
Arimatea Gonçalves destacou que o número 0800.2803300 está à disposição para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto. Nos municípios, os trabalhadores podem procurar as prefeituras municipais, os sindicatos rurais e os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE) para mais informações.
A próxima etapa da implementação do programa Garantia-Safra é a classificação dos agricultores pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que deve acontecer nas próximas horas. 311.638 agricultores estão aptos a receber o benefício. Logo após, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Social (CMDS) devem homologar os nomes dos agricultores que serão beneficiados.
Para 2013, o Programa Garantia-Safra vai pagar R$ 760, dividido em cinco parcelas de R$ 152. Os agricultores que tiverem o cadastro confirmado devem pagar R$ 9,50, nas Agências da Caixa Econômica Federal ou nas Agências Lotéricas. Cada município contribui com R$ 28,50, os Estados com R$ 57,00 e a União vai contribuir com o valor de R$ 190,00, por cada agricultor cadastrado. 
Na cidade de Barbalha já foram homologados 1.268 agricultores. Até a próxima sexta-feira será liberado o boleto pelo Governo para que seja entregue aos agricultores para que os mesmos possam efetuar o pagamento de R$ 9,50 (nove reais e cinqüenta reais). A partir desse momento, os agricultores já estão assegurados no programa e passam a recebendo as cinco parcelas de R$ 152, 00 (Cento e cinquenta e dois reais).

PREFEITO JOSÉ LEITE RECEBE PARABÉNS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA POR INCLUSÃO DE BARBALHA NA PREMIAÇÃO MUNICÍPIO SELO VERDE


Assessoria de Imprensa


Requerimento Nº 3245/12, de autoria do deputado Dedé Teixeira, aprovado em plenário em discussão única, foi registrado em Ata dos trabalhos daquela Casa Legislativa, de voto de congratulação ao prefeito José Leite, pela inclusão do município de Barbalha na premiação do Programa “Selo Município Verde”. A premiação foi concedida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado.
O Programa Selo Município Verde identifica os municípios cearenses que atendam a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e que promovam melhorias na qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.
O programa não surge só como um incentivo às municipalidades para que estas implementem suas políticas ambientais, como, também, na criação de canais para a efetivação da sociedade nas definições das suas necessidades e no estabelecimento de prioridades nos programas ambientais.
Veja na íntegra cópia do requerimento enviado e assinado pelo deputado José Albuquerque, primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do Ceará. 


 




APDMCE TEM NOVA DIRETORIA


Assessoria de Imprensa


Primeira Dama de Barbalha Isabel Cristina Cruz foi eleita vice-presidente da APDMCE.20 municípios estão diretamente representados na Associação que atende a todo Estado do Ceará:
Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDM  é uma instituição não governamental, fundada em 22 de setembro de 1987, que atua na rede de atendimento sociassistencial do Estado, mais diretamente nos municípios, através da elaboração e implementação de projetos e programas junto a gestores, técnicos e até a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social dos municípios do Estado do Ceará.
Nesta quarta-feira 23, à APDM convocou os municípios associados em dia com suas responsabilidades junto à Associação, e em plenas condições legais, estatuárias e regimentais, para participarem da Assembléia Geral de eleição que definiu a nova Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e demais cargos para o biênio 2013/2014. Ao todo, 20 municípios estão diretamente representados na Associação que atende todo o Ceará
Além da presidente Josefa Medeiros, de Horizonte, foram empossadas Izabel Cristina Nóbrega Cruz (vice-presidente, município de Barbalha), Wilma Rocha (Nova Russas), Jeane Menezes (Pacatuba), Maria da Conceição, (Itapiúna) e Francisca Zirlanda Bernardo (Apuiarés).
Também foram eleitas conselheiras e vice-presidentes regionais. 
PRIMEIRA CONSELHEIRA – IBIAPINA - MARTA ÂNGELA SOBREIRA VANDERLEI;
SEGUNDA CONSELHEIRA; ARACATI - ELINE GOMES OLIVEIRA; TERCEIRA CONSELHEIRA – CHORÓ; MICHELINE BERNARDINO DA SILVA; PRIMEIRA SUPLENTE – TAUÁ - ROSSANA CATUNDA RESENDE SOUSA; SEGUNDA SUPLENTE – TEJUÇUOCA - MARIA CLEZENILDA CRUZ MATOS BERNARDO; TERCEIRA SUPLENTE - GUARACIABA DO NORTE - GÉSSICA PEREIRA CAVALCANTE; VICE-PRESIDENTE MACIÇO DE BATURITÉ – ACARAPE - LELIANE BEZERRA DE FRAGA; VICE-PRESIDENTE CARIRI – CENTRO SUL – ACOPIARA - LÚCIA DE FÁTIMA GOMES MARTINS VICE; PRESIDENTE LITORAL LESTE-JAGUARIBE - TABULEIRO DO NORTE -ELIZABETE DE FREITAS MAIA;  VICE-PRESIDENTE LITORAL OESTE – BARROQUINHA - TEREZINHA MARIA CERQUEIRA LIMA GOMES; VICE-PRESIDENTE REGIÃO METROPOLITANA - SÃO GONÇALO DO AMARANTE - MARIA DO CARMO BRITO RAMOS PINHO; VICE-PRESIDENTE SERTÃO CENTRAL – PIQUET CARNEIRO - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA MARTINS NASCIMENTO; VICE-PRESIDENTE SERTÃO DOS INHAMUNS – CRATEÚS - MARIA LUCIENE MOREIRA ROLIM BEZERRA e VICE-PRESIDENTE SOBRAL/IBIAPABA – HIDROLÂNDIA - MARIA DE FÁTIMA GOMES MOURÃO.
O processo eleitoral ocorrerá no dia 23 de janeiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, na Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza - Ceará, em primeira convocação às 14h30min




A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...