28 maio, 2012

PREFEITURA MUNICIPAL TRÁS OFICINA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO PARA BARBALHA



Aconteceu na manhã desta segunda-feira 28, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira a Oficina de Mobilização Social pela Educação.  O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) é o chamado à sociedade para a mobilização das famílias pela melhoria da qualidade da educação brasileira. O Plano oferece orientações às lideranças sociais para a realização de ações que tenham como objetivo garantir o direito de aprender a todos e a cada um dos brasileiros.
Um dos fundamentos do Plano de Mobilização Social Pela Educação é o de que os esforços para garantir o detrito à educação não podem ser apenas das escolas e das famílias. A concretização desse objetivo depende da articulação de uma rede de proteção integral em torno das crianças e dos adolescentes. O sistema educacional é parte indispensável dessa rede. O evento ainda teve como foco do trabalho de incentivo à interação familiar/escola/comunidade e que envolverá toda a comunidade barbalhense.
No evento contou com a presença do dinamizador do Ministério da Educação o professor Paulo Ronaldo dos Santos, que veio a convite da secretaria municipal de Educação. No evento contou com as presenças dos representantes das escolas da rede municipal de ensino, lideranças comunitárias e religiosas, segmentos da sociedade, ONGs, clubes de serviços, sindicatos, vereadores, mobilizadores e projetos sociais do município, além de empresários entre outros atores. O Plano de Mobilização Social Pela Educação é promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação e, em Barbalha, conta com a parceria da Prefeitura Municipal através da secretaria de Educação.
A solenidade de abertura da Oficina de Mobilização Social pela Educação, no Cine Teatro Neroly Filgueira, foi aberto pela vice-prefeita à professora Maria Betilde Sampaio Correia; e contou com as presenças da secretária de Educação do município, Izabel Cristina Cruz; representante da CREDE 19, Terezinha Mello Nunes que é técnica do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios; Francisca Germaielly Pereira Silva da secretaria de Educação de Juazeiro do Norte; representando o Poder Legislativo barbalhense, as vereadoras, Desiree de Sá Barreto Dias Gino e Maria Ednalda; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora; a secretária de Educação de Caririaçu, Nerandy Maria Rodrigues Tavares; secretário de Cultura e Turismo Antônio de Luna; o Diácono Cícero Luciano Lima, da Paróquia Santo Antônio de Barbalha e o dinamizador do Ministério da Educação o professor Paulo Ronaldo dos Santos, além de voluntários dos diversos segmentos sociais. 
O professor Paulo Ronaldo disse que o plano em se é uma conseqüência do plano de mobilização pela educação, que tem se expandido por várias partes do país e inclusive, chegou em Barbalha porque a secretaria local  e a própria sociedade entende que tem que participar da educação, para que ela melhore, para que os índices educacionais do município e da região possa melhorar.  
A vice-prefeita a professora Maria Betilde Sampaio Correia, disse que todos são responsáveis pela educação e que a educação não se faz só na escola e, nem o poder público é responsável sozinho pela educação, e sim, todos são responsáveis. E isso deve ser despertado para que cada um sinta seu papel, e que, cada um desempenhe seu papel como educador; desde a família, poder público e a sociedade de um modo em geral.  
Izabel Cristina Cruz, secretária da Educação do município, fortificou a importância do Governo municipal em ter trazido essa oficina de mobilização social pela educação para Barbalha, e disse da importância de se debater, discutir e levar a educação através da mobilização a partir da própria sociedade, dos pais e dos segmentos, porque todos fazem parte por esse processo de melhoria e qualidade na educação.
Depois do café da manhã que aconteceu às 9h00, os presentes participaram atentamente da de toda dinâmica, toda apresentação do professor Paulo Ronaldo dos Santos, que dinamizador do MEC – Ministério da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...