29 agosto, 2013

SEMINÁRIOS REÚNEM OS MAIS RENOMADOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO PAÍS, ADAGRI E SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO CARIRI EM BARBALHA:

Assessoria de Imprensa


A Prefeitura de Barbalha através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário recebeu na tarde desta terça-feira (27), representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), e o fiscal do Ministério da Agricultura, Yves Tavares; da Dra. Ana Elisa Fernandes de Almeida do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia e do Dr. Leonardo Napoli que debateu sobre agropecuária-granja, além dos debates juntos com os secretários de Agricultura dos municípios da Região do Cariri, sobre situação dos matadouros atuais, e a possibilidade da implantação de consórcio entre os municípios, a situação sanitária dos animais, a implantação do serviço de inspeção municipal e vários temas relacionados à saúde animal e humana.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Dr. Verton Silva Marques de Almeida do Estado do Mato Groso, disse que o CRMV trabalha para a que a população tenha produtos e serviços de qualidade e, um dos objetivos da vinda do Conselho a Baarbalha foi atualizar as informações de controle de qualidade de sanidade e de saúde pública, com os médicos veterinários da região e com os gestores da agricultura no Cariri.  

Com os secretários de Agricultura, além de serem debatidas as questões dos matadouros atuais, e a implantação de serviços de inspeção dentre outros, foi também debatido a questão da produção de alimentos pela Agricultura Familiar para os órgãos públicos. 

O médico veterinário José Amorim Sobreira Neto falou para os secretários de agricultura, sobre as campanhas de vacinação na região para o rebanho bovino e os programas que os secretários tem que implementar obrigatoriamente obedecendo a Lei e a responsabilidade técnica nos eventos agropecuários sob a visão da ADRAGRI. 

Ainda com os médicos veterinários no período da noite, foram debatidas junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária as resoluções, as atualizações que ora acontecem e como os veterinários podem exercer a profissão promovendo o trabalho da melhor qualidade. Temas como: Eutanásia animal nos centros de controle de zoonose, a questão dos abates nos matadouros, venda de medicamentos e Pole-vitamínicos para bois e cavalos que atualmente gera grandes problemas de saúde pública.

No que diz respeito à ADRAGRI, José Amorim Sobreira disse que o seminário é um dos mais importantes que acontece no Cariri, concernente agricultura e agropecuária, para despertar nos gestores municipais e nos secretários de agricultura, a importância para se ter uma região livre de doenças de notificação obrigatória, como a Aftosa, a brucelose – Tuberculose, mormo e anemia. “Esse tipo de seminário desperta nos gestores o interesse de tentar melhorar cada vez mais a situações de sanidade animal”.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos enalteceu a iniciativa de o evento ter sido realizado em Barbalha com o apoio da Prefeitura, e de poder em contar com o apoio da ADAGRI e do Conselho Regional de Medicina Veterinária que trouxeram os mais importantes temas da medicina veterinária e dos controles sobre sanidade animal.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...