05 agosto, 2013

PROFISSIONAIS SÃO CAPACITADOS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM MAURITI

 


  • Profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), e professores da secretaria municipal de Educação de Mauriti participam, hoje (05) e amanhã (06), da capacitação para multiplicadores do programa Saúde na Escola. O curso, que está sendo realizado na biblioteca do Centro Educacional, tem como objetivo qualificar e motivar os diversos profissionais para que possam ser hábeis nos temas: Fatores de Risco (drogas lícitas e ilícitas, sexualidade), Comportamento e Família, que retratam o universo da criança e do adolescente mauritiense na faixa etária de 06 a 19 anos.

  • O Programa Saúde na Escola busca nas palestras, dinâmicas e debates estimular reflexões cotidianas referentes à criança e ao adolescente dos ensinos fundamental e médio. O programa preocupa-se também com o bem-estar psíquico social na prevenção e promoção da saúde desses estudantes, redescobrindo valores e resgatando o direito a uma melhor qualidade de vida.

  • Para o secretário de Saúde, João Paulo Furtado, “a secretaria vem motivando as parcerias da Saúde e Educação além de mais instituições, pois só o trabalho em conjunto conseguirá fazer intervenções efetivas que causem impactos na saúde das crianças e dos adolescentes mauritienses”.

  • Segundo a secretária de Educação Keila Marques, o PSE vem para reger os profissionais e direcioná-los para uma melhor execução de seu trabalho, e conseqüentemente, beneficiar os alunos. “Estamos buscando um trabalho conjunto entre saúde e educação, para que haja integração entre os profissionais e que a resposta seja positiva no ambiente de ensino, esta capacitação vai nos preparar para atender de forma mais satisfatória nossos jovens e crianças” ressaltou a secretária.

  • Para dar apoio teórico e técnico, o programa conta com profissionais das secretarias de Saúde, de Educação, e outro ponto que merece ser ressaltado é o papel do PSF nas escolas. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários têm a tarefa de atender às necessidades específicas de cada jovem. Os profissionais da área proporcionarão uma melhora no acolhimento dos adolescentes quando estes procurarem as Unidades Básicas de Saúde.

  • O PSE, Programa Saúde na Escola, é uma parceria entre os ministérios da Saúde e Educação em conjunto com a prefeitura por meio de suas Secretarias. Representa um marco na integração saúde + educação, o que privilegia o ambiente educacional como um espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes, jovens e crianças, envolvendo assim estudantes, famílias, profissionais da Educação e Saúde.















































     ASSESSORIA DE IMPRENSA: Raquel Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...