09 setembro, 2013

CEARÁ: Cadê a refinaria que não está aqui? A Petrobras comeu!

CADÊ A REFINARIA NÃO VENDO NÃO! EU TAMBÉM.
E a empresa coreana que faria uma parceria com a Petrobras para construir uma refinaria no ceará desistiu do negócio. O motivo, ninguém sabe. Os coreanos haviam entrado na jogada por intermédio do governador Cid Gomes, depois que a Petrobras o incumbiu de buscar um sócio internacional.
Ainda à procura de uma realização que figure como símbolo da sua gestão, Cid costurou o acordo com os asiáticos. Inclusive, para quem não lembra, foi alegando uma viagem a Seul para acertar detalhes para o projeto, a operação, que Cid viajou durante a Copa das Confederações, em junho passado. O encontro não deu certo e o governador aproveitou para tirar uns dias de férias ali na Europa, enquanto a onda de protestos tomava conta do Brasil.
Enquanto isso, em Pernambuco
Cid agora procura outro parceiro internacional e diz que talvez na China tenha um interessado. Em Pernambuco as coisas são mais fáceis. Lá a Petrobras está construindo uma refinaria com 100% de recursos próprios, depois que a estatal venezuelana PDVSA deu um bolo nos brasileiros. É que falta ao Ceará, o que sobra a Pernambuco: articulação política.
Simplesmente os representantes cearenses não possuem respaldo para cobrar, pressionar, induzir ou articular a refinaria. No máximo, bancada federal e governo estadual conseguem recursos para o Bolsa-família ou emendas para festas religiosas no interior, passagens molhadas, kit sanitários e cisternas. E olhe lá!
Tapeação
Promessa que ajudou a reeleger Cid Gomes e a eleger Dilma Rousseff, a refinaria não veio e os cearenses foram enganados, essa é a verdade. O resto é factóide.
Para não admitir a tapeação e empurrar o compromisso com a barriga, foi anunciado que o terreno da obra será cercado ainda este ano. É o segundo passo visível da promessa não cumprida, junto com a pedra fundamental “inaugurada” por Lula em 2010. Um prodígio! Para 2014, está prevista a terraplanagem do terreno. Já vejo as maquetes eletrônicas na propaganda eleitoral.
Esperança
A refinaria é um sonho antigo e legítimo, que já ensejou muitos esforços e investimentos para fazer do Ceará um estado apto a recebê-lo. O Complexo Portuário do Pecém é um exemplo disso. Mas de lá pra cá, nada avançou, infelizmente, e é muito difícil acreditar que algo sairá do papel agora que Petrobras anda com o caixa esvaziado e apresenta déficit em sua balança comercial.
Resta uma última esperança. É que o deputado estadual Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, anda cobrando a construção da refinaria em reuniões com vereadores e prefeitos de cidades do interior. Dilma e Graça Foster não perdem por esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...