12 agosto, 2015

Transposição das águas do São Francisco começa a funcionar

A transposição das águas do rio São Francisco começou a funcionar. Na semana passada, foram feitos os primeiros testes na Estação de Bombeamento que envia as águas do rio de Cabrobó até a Barragem Tucutu, no trecho do Eixo Norte da obra que fica em território pernambucano. O resultado positivo chegou através de vídeo divulgado pela internet, no site do Ministério da Integração.

As cenas das águas começando a correr nos canais da transposição, uma obra reivindicada pelos nordestinos deste os tempos do Império, também chegaram aos olhos de Dilma. Auxiliares da presidente estão finalizando detalhes para uma viagem à região até o final deste mês, informa o líder do governo, deputado federal José Guimarães (PT-CE). A data da visita está prevista para o dia 21.

"A transposição das águas do São Francisco começou a funcionar. Na semana passada, foram feitos testes na EB1 (Estação de Bombeamento 1) em Cabrobó (PE).  Acionadas as bombas, foram captadas águas do São Francisco, e enviadas pelo canal que chega à Barragem do Tucutu, Eixo Norte da obra que fica no território pernambucano”, divulgou o ministério por meio de nota.

A EB-1 do Eixo Norte possui dois conjuntos de motobombas instalados com capacidade de elevar água a 36 metros de altura, o que pode ser comparada a um edifício de 12 andares. Cada equipamento (bomba) pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares.

As duas bombas, em pleno funcionamento, farão com que a água do São Francisco percorra 45 quilômetros, até a barragem de Terra Nova, passando por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú.

Também estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores, além da verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão.

Estações de Bombeamento - As Estações de Bombeamentos são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três Estações no Eixo Norte e seis no Eixo Leste.

Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco - altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. No Eixo Leste, serão cerca de 300 metros - do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal - altura que pode ser comparada a um edifício de 100 andares.

Os dois eixos do Projeto São Francisco têm 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 no Eixo Leste. A obra está com um total de 76,7% de execução, com previsão de chegar a 78% em agosto.

Eixos Norte e Leste - O trecho Norte entra em testes dez meses após o Eixo Leste também captar a água e realizar as primeiras operações nos conjuntos de motobombas. Na ocasião, à beira das eleições presidenciais no ano passado, a cerimônia também contou com a presença da presidente.

O Eixo Norte atenderá, a partir da captação de Cabrobó, o sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já o Eixo Leste tem captação em Petrolândia e prevê conexões para abastecer o Sertão e o Agreste de Pernambuco e da Paraíba. A entrega da obra está prevista para acontecer em 2017 e representa um investimento de R$ 8,2 bilhões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...