07 setembro, 2015

7 de Setembro... Dia do Grito dos Excluídos

Para você o dia 7 de setembro é dia de comemorar a Independência do Brasil? Se ao falar sobre este assunto você acha que é necessário ter uma maior conscientização, para que se entenda o significado desta data e as melhorias que ainda precisamos ter, você com certeza está no caminho proposto pelo Grito dos Excluídos.
O evento reúne milhares de pessoas em diversas partes do país, que saem às ruas na mesma data em que se celebra a Independência do Brasil, e reivindicam os seus direitos enquanto cidadãos. Na Forania II da Diocese de Crato mais de 500 pessoas, membros de pastorais e movimentos sociais, realizaram uma caminhada na manhã desta segunda, 7, que saiu da Capela Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia de São João Bosco, em direção ao Mercado do Triângulo, em Juazeiro do Norte- CE, local onde houve a celebração do Grito dos Excluídos 2015.
A reflexão do evento esteve voltada para o eixo da comunicação. “Vida em primeiro lugar”, foi o tema e “Que país é esse, que mata a gente, que a mídia mente e nos consome?”, o lema.
“A Igreja se posiciona a favor da vida. A gente não tem independência quando não temos educação de qualidade, não temos independência quando não temos saúde de qualidade. Nossas crianças continuam desassistidas, não temos políticas públicas para idosos e nem políticas públicas que garantam a inclusão da juventude. Não dá para dizer que somos independentes. Queremos um país de qualidade, democrático de fato para todos. A formação político, pastoral, social e cultural deve ser o papel da comunicação em nossa sociedade, por isso a democratização dos meios de comunicação é um grito que a gente vem fazendo neste 7 de setembro”, disse Angelita Maciel, membro da Cáritas Diocesana.
O Grito dos Excluídos acontece desde 1995 e procura superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, contribuindo com a construção de uma sociedade justa, solidária, plural e fraterna. Na Diocese de Crato o evento é organizado pelo Ministério da Caridade.
















Fontes Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...