10 março, 2020

Palestra sobre pessoas com deficiência acontece em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), trouxe para a cidade, na tarde deste sábado, 07, o Palestrante Alex Duarte, um dos mais importantes profissionais da atualidade na área da Educação Especial. O evento lotou o auditório do Memorial Padre Cícero.

Alex é Educador Social e está há 12 anos trabalhando com inclusão social no Brasil, onde o Projeto Cromossomo 21, em específico, trabalha o empoderamento na vida de pessoas com síndrome de down e outras condições genéticas. “Ele foca em qual forma, nós pessoas comuns, sem deficiência, podemos entender o que é o empoderamento, para depois empoderar pessoas que nasceram com algum tipo de condição genética. Quando falo em empoderamento é basicamente reconhecer o que o outro tem de melhor, para que ele se reconheça como alguém com potencial. Porque as pessoas com deficiência muitas vezes vêm acompanhadas com um fenótipo da incapacidade”, disse.

Na ocasião houve uma conversa acerca da Síndrome, bem como a apresentação do documentário Expedição 21, que mostra 18 jovens com síndrome de Down, de diversas partes do Brasil, participando da Primeira Imersão de Pessoas com Deficiência Intelectual da América Latina. A palestra mostra e comprova que a interação com o meio ambiente é positiva e pode melhorar a cognição de uma pessoa com deficiência intelectual para que ela aprenda melhor e tenha facilidade de se comunicar, desenvolver e se empoderar.

A Secretária Maria Loureto de Lima destacou o momento como de suma importância, tendo em vista que a rede de ensino possui, atualmente, 1.035 alunos com deficiência, desses, 50 tem síndrome de down. “Não se inclui externamente, mas sim internamente. Na medida que eu vou entendendo o significado de inclusão e me permitindo ser incluída, eu estou compreendendo essa grande ação que é integrar e incluir”, ponderou.

O escritor Vinícius Streda tem a síndrome e participou da Expedição 21 e, desde lá, acompanha o trabalho do Alex com o grupo. “Eu sou escritor do Livro Nunca Deixe de Sonhar e moro sozinho. Eu mostrei a minha capacidade para a minha mãe e para o meu pai ao lavar a louça e cozinhar, com isso estou morando sozinho” destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...