29 março, 2012

Barbalha-CE: LDB apresenta projeto esportivo 2012 e 1ª e 2ª Divisões começam em abril Diretores de clubes questionam cobrança de taxa de inscrição por atleta


Nessa quarta-feira (28), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira Sampaio, pouco mais das 19: H00 teve inicio a reunião convocada pela Diretoria da Liga Desportiva Barbalhense (LDB), para apresentação do Projeto dos eventos esportivos 2012, com as três divisões e outras competições.

A mesa diretora dos trabalhos com as personalidades, José Leite Gonçalves Cruz - Prefeito Municipal; Gilson Alves Feitosa – presidente da LDB; Cristian de Sousa (Novinho) – Vice-presidente da LDB; Flávio Cruz – vereador e desportista; Rommel Alencar – Secretário de Administração; Fernando Santana – Secretário da Juventude e do Esporte de Barbalha, Nízio – Assessor da SEJUVE, e Soares Neto – arbitro de futebol e Secretário-adjunto da Cultura.

Uso da palavra:
Prefeito Municipal, Zé Leite, citou o empenho da administração pública municipal apoiando o Barbalha Futebol clube na Segunda Divisão Cearense 2012; a reforma do Inaldão para que os clubes tenham um estádio com boas condições para a prática esportiva; a construção do campo de futebol do Bairro Alto da Alegria breve será dada ordem de serviço, e que a municipalidade se dispões a oferecer todo apoio logístico e financeiro ao projeto esportivo da LDB para 2012.

Após a palavra do prefeito, clubes abriram questionamentos sobre a cobrança de inscrições por jogador no valor de R$ 3,00 para primeira e segunda divisões e R$ 2,00 para terceira divisão, porque esse cobrança por parte da LDB se a municipalidade está cobrindo todas as despesas do calendário esportivo 2012?

O prefeito Zé Leite, disse que essa questão não cabe a ele por não entrar nas prorrogativas que são resguardadas de direito da LDB, essa questão da cobrança da taxa de inscrição cabe entendimentos entre os diretores de clubes e a diretoria da Liga. Citou.

O Presidente e o Vice-Presidente da LDB, Gilson Alves Feitosa e Cristian de Sousa, respectivamente, detalharam que, “A Liga Desportiva Barbalhense, não dispõe de nada para trabalhar no atendimento aos clubes filiados, não tem um birô, não tem uma cadeira, não tem um local de trabalho, não tem uma sede, não tem um funcionário para atender os diretores de clubes, enfim, não tem nada no tocante a patrimônio próprio, e como a nova diretoria pensa em dias melhores para a entidade e seus filhados clubes, a partir deste ano haverá essa cobrança de taxa, que, o arrecadado financeiramente será destinado para adquirir os bens que a entidade precisa para funcionar e atender os diretores de clubes”.

O Secretário-adjunto da Cultura e desportista, Soares Neto, mostrou que os clubes cobram da LDB mais não se organizam, e disse que não tem um clube filiado a entidade que tenha uma diretoria composta na formalidade legal dentro da LDB, e reforçou a necessidade da LDB trabalhar para adquirir seu próprio patrimônio em favor dos próprios clubes filiados.   

O vereador Flávio Cruz, como desportista e também diretor de clube, solicitou ao prefeito Zé Leite, buscar todas as condições possíveis no sentido da doação de um terreno para a LDB construir a sua sede própria.

O Secretário da Juventude e do Esporte, Fernando Santana, propôs, que os clubes pagassem a taxa de R$ 3,00 com o valor revertido em dois quilos de alimentos não perecíveis, e toda arrecadação de alimento seria destinada a entidades apoiam pessoas carentes, a proposição agradou os diretores de clubes.

Novamente veio a intervenção do prefeito Zé Leite, que, “respaldou a finalidade de LDB pelo financeiro no propósito de se organizar para ter condição de trabalhar, e, sugeriu aos diretores de clubes pagarem 50% da taxa de inscrição por jogador e a municipalidade banca os outros 50%, clubes acataram e os ânimos exaltados foram serenados”.

Na sequencia dos trabalhos através de telão foi apresentado o Projeto dos Eventos Esportivos para o exercício 2012 pela Liga Desportiva Barbalhense – LDB.

Pelo projeto apresentado serão realizadas as seguintes competições:
Campeonato Barbalhense de Futebol 1ª Divisão, com 12 equipes, 40 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 11.805,00 competição no Estádio “O Inaldão” de abril a junho
Campeonato Barbalhense de Futebol 2ª Divisão, com 12 equipes, 40 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 10.055,00 competição no Estádio “O Inaldão” de abril a junho
Campeonato Barbalhense de Futebol 3ª Divisão, com 70 equipes, 152 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 19.050,00 fases classificatórias na zona rural e as finais no “Inaldão” de agosto a novembro
Campeonato Barbalhense Sub – 20, 08 equipes, 15 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 3.695,00 competição no Estádio “O Inaldão” de março a junho
Campeonato Barbalhense de Veteranos (40 anos), 08 equipes, 15 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 3.995,00 competição no Estádio “O Inaldão” de março a junho
Campeonato Barbalhense de Futebol Society da Indústria e comércio, 08 equipes, 15 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 2.282,00 competição no Clube Nassau, de agosto a outubro

Campeonato barbalhense de Futsal Masculino, 16 equipes, 33 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 3.032,00 competição na quadra de esporte do Alto da Alegria, de agosto a outubro

Campeonato Barbalhense de Futsal Feminino, 06 equipes, 15 jogos, arbitragem e premiação no valor de R$ 1.952,00 competição na quadra de esporte do Alto da Alegria, de agosto a outubro

A municipalidade barbalhense disponibilizará o valor total de R$ 52.216,00 para fazer face às despesas da LDB em todas as competições.  

A reunião terminou com um coquetel oferecido pela LDB.

Silva Neto   
Fotos: Silva Neto            

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