03 maio, 2012

ZONA RURAL DE BARBALHA É CONTEMPLADA COM MAIS 1.470 CISTERNAS DE PLACAS


                    A Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), firmaram parceria para construção de 60 mil Cisternas de Placas em oito Estado do semiárido. O projeto Cisternas de Placas no semiárido, que começa neste mês de maio e terá duração de um ano, vai poder garantir água de qualidade a cerca de 300 mil pessoas.
A cisterna de placas é uma tecnologia social que nasce da luta das comunidades, gera emprego e renda e transforma a vida das famílias que moram no campo, que buscam uma vida digna no semiárido.
As cisternas são ações estruturantes que vai permitir que, o governo resolva o problema da estiagem. Por isso que, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins disse que esse momento é importante para a Região do Cariri, porque já existe uma garantia que, são os cursos já garantidos para universalizar as cisternas em todo o Estado do Ceará. À (ASA) Articulação do Semiárido Brasileiro já está fazendo no Cariri as cisternas de placas e, em quanto isso, a SDA também já está fazendo aqui no Cariri as cisternas de enxurradas, ou quintais produtivos. Segundo Nelson Martins já foi lançado edital de 7.200 quintais produtivos, e desses, 1.500 são de barragem subterrânea. Instituições financeiras também vão poder fazer as cisternas, como a Fundação Banco do Brasil e Banco do Nordeste, será uma universalização desse projeto de cisternas de placa, assim também, como os sistemas de abastecimento de água. Na reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE que aconteceu em Recife, o Governador Cid Gomes e o secretário da SDA assinaram juntamente com o Ministro da Integração, o convênio no valor de 200 milhões de reais, para a construção de 1.500 sistemas de abastecimento de água no Ceará.
Aqui no Ceará, serão construídas 12.824 cisternas de placas em municípios da Região do Cariri e, do Sertão Central. 10 organizações irão atuar no projeto, e mais de 3,5 milhões de reais serão destinados para o pagamento dos pedreiros que irão construir as cisternas. O município de Barbalha foi contemplado com 1.470 cisternas e, a organização Cárita Regional Ceará Flor do Piqui, é quem executará a construção.
A EMATERCE- Empresa Assistência Técnica Rural do Ceará fará o monitoramento quinzenal através do (SIDPROS) Situação do Sistema que será colocado no sistema para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, da SDA e para o Governo do Estado. Segundo a gerente Regional da EMATERCEE Cariri, Elcileide Nogueira Mendonza, o relatório é consolidado e apresentado ao final do inverno, para os segmentos que venham se interessar. Por isso que, o órgão está empenhado nesse programa das cisternas de placas que é um projeto que, vem dá oportunidade as famílias a terem seus reservatórios de água em casa para o consumo humano.
Na solenidade de apresentação do programa das cisternas que aconteceu no Parque Ecológico em Juazeiro do Norte, contou com as presenças de vários prefeitos do Cariri, do deputado Federal José Guimarães; do secretário das Cidades, Camilo Santana; deputado estadual Dedé Tavares; do Coordenador do Programa 1 Milhão de Cisternas, Jean Carlos Andrade; representante da Fundação Banco do Brasil, Jarismar Pereira e do secretário Nelson Marins da SDA, que apresentou o programa para as autoridades e instituições, ONGS, secretários de agricultura da região e Sindicatos Rurais, além de agricultores.
Para o prefeito José Leite, este programa dos governos Federal e Estadual de universalizar as regiões com a construção de cisternas de placas e, abastecimento de água, só vem cada vez mais, fortificar o compromisso social para com as comunidades rurais, porque, as famílias vão poder ser beneficiadas com o programa e vão dispor de água para o consumo humano.  “Barbalha é um dos municípios do Cariri que foi mais beneficiado com as cisternas de placas, com 1.470 cisternas. No município já foram concluídas 300 que mostra visivelmente, o resultado de melhoria para as famílias em diversas localidades da zona rural”.
O governo municipal já está agilizando mais dois projetos, que são: Dos banheiros, que inclusive, já foram construídos 88 e, aprovados mais 77. Agora Barbalha está participando do projeto das casas de taipa, com a parceria com os Governos Federal e Estadual, além da Prefeitura. O Governo Municipal foi o primeiro município apresentar 10 projetos a SDA para sistema de abastecimento d’água, porque 40% da população barbalhense encontram-se na zona rural. “Então, esse é o nosso compromisso social, através das parcerias feitas com o Governador Cid Gomes e a Presidenta Dilma”, disse José Leite.
“Esse é um programa que a gentes considera importante, para garantir água para as famílias do interior do Estado, porque um ano como esse de estiagem, as pessoas sofrem com a falta de água. Então é um programa que garante dignidade e cidadania as famílias, nós consideramos esse compromisso da Presidenta Dilma Roseff, do Governador Cid Gomes, das ONGs que iniciaram o projeto para universalizar o programa”, foi o que disse o secretário Camilo Santana. O secretário de Agricultura de Barbalha José Elismar de Vasconcelos esteve presente ao evento com as famílias da zona rural que irão ser beneficiadas com as cisternas.  30-04-2012   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...