24 janeiro, 2013

SECRETÁRIO REÚNE PREFEITOS DO CARIRI E DEFINE CARIRIAÇU COMO ÁREA DO ATERRO SANITÁRIO


Assessoria de Imprensa


“Com a implantação desse aterro nós eliminaremos um problema muito grave nos municípios que são os lixões, e com isso, eliminar um problema de Saúde pública e também, trazer grandes benefícios para a população”. Com essa afirmação, o secretário das Cidades Camilo Santana abriu o encontro com os prefeitos da região do Cariri na tarde dessa segunda-feira (21), no Hotel Encosta da Serra na cidade do Crato.
A reunião contou com a participação de 9 prefeitos da Região Metropolitana do Cariri. Técnicos da Secretaria das Cidades apresentaram o estudo ambiental da área do aterro,capacidade em toneladas de lixo, distância de cada um dos nove municípios, em relação ao aterro e o custo operacional a ser desembolsado por cada prefeitura; na forma de consórcio. E no final foi assinado um documento com a anuência dos prefeitos presentes, definindo assim,  construção do aterro sanitário no município de Caririaçu, cerca de R$ 20 milhões serão investidos na implantação do aterro, através do BIRD em parceria com o Estado.
O secretário das Cidades Camilo Santana disse no encontro, que foi aprovado recentemente junto ao Ministério do Trabalho, um financiamento no valor de R$ 7 milhões através da Secretaria, onde será realizado um trabalho junto às pessoas que trabalham como catadores nos lixões e, ainda, está previsto um recurso para os municípios, onde existem cooperativas de catadores para que eles possam ter uma receita junto suas famílias e, resta somente a SEMACE, dar a anuência da instalação do aterro, disse o secretário.
O prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas, presidente do Consórcio, disse que a reunião foi fundamental para a implantação do aterro, já que, os prefeitos não podem mais esperar, onde o prazo final de instalação do aterro se esgota em 2014, e os gestores assinaram o documento dando anuência da área do município de Caririaçu, como a área escolhida.
Para o prefeito de Barbalha José Leite, os gestores da região acabaram com um problema crônico, que são os  lixões a céu aberto e, com isso, o lixo terá um tratamento adequado com as licenças legais, além da reutilização do lixo através das cooperativas, disse Zé Leite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...