SEMACE REALIZA BLITZ EM BARBALHA
Em entrevista concedida ao Blog Carlos Juca o coordenador da Blitz Francisco de Oliveira diz"não o porte do veiculo que tem como combustível o óleo diesel mantenham seu veículos devidamente regulados pra evitar o desperdiço de combustível e assim a poluição ambiental que traz danos ao meio ambiente e pra saúde da população".
Medição da fumaça
A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de, constituída por
cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40%,
relativas às cores mais brandas, estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de
60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.
cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40%,
relativas às cores mais brandas, estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de
60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.
A multa pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33. Mas, de acordo com a Portaria nº
136, de 23 de julho de 2007 da Semace, esse valor pode ser reduzido em 50%. Para
isso, o responsável pelo veículos irregular pode levar o carro regulado à sede da
Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova
vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o benefício é
concedido.
136, de 23 de julho de 2007 da Semace, esse valor pode ser reduzido em 50%. Para
isso, o responsável pelo veículos irregular pode levar o carro regulado à sede da
Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova
vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o benefício é
concedido.
Uma grande variedade de estudos de eficácia dos Programas de Inspeção e Manutenção de
Veículos em Uso (I/M) quando à redução das emissões totais da frota circulante, tem sido realizada
em diversos países, através da simulação em laboratório das diferentes condições de operação nas
ruas ou de forma mais simplificada, através de comparações do tipo antes-e-depois do programa e
modelagem numérica dos resultados.
Testes laboratoriais mostram que veículos rigorosamente inspecionados e encaminhados a
serviços de manutenção, apresentam, imediatamente após a reparação, reduções significativas nas
emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e material particulado (MP), que
podem chegar a 80%. Entretanto, os modelos matemáticos indicam que, com a deterioração da
regulagem no período entre duas inspeções consecutivas, ocorre perda no benefício obtido, de modo
que a redução efetiva é gradualmente reduzida durante o período de validade da inspeção. Os
mesmos estudos indicam que no caso da economia de combustível, os valores iniciais, que podem
chegar até 10%, tendem a diminuir atingindo média típicas de até 3,5%.
A introdução de metodologia de inspeção em carga para veículos leves(apropriada para
veículos equipados com catalisador ) pode significativamente a eficiência dos programas de
inspeção quanto à redução das emissões de CO e HC, permitindo também a identificação de
grandes emissores de NOX.
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