02 setembro, 2013

MAURITI CE : Mauriti é contemplado com projetos de Abastecimentos de água pelo Programa Água para Todos


  • “Esse momento assinala a agilização das obras que vão permitir a universalização do acesso a água para todos os cearenses, de todos os municípios, de todas as comunidades através do Programa Água para Todos, e nisso o Ceará se destaca. Não só em fazer a melhor gestão de água, mas por todos os investimentos por parte do Governo do Estado nessa área”, discursou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a solenidade de liberação de 151 Projetos de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos, realizada no dia 26 de agosto, no Palácio da Abolição.

  • Em setembro Fernando Bezerra deve voltar ao Ceará para visitar as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e assinar a ordem de serviço de mais trechos de implantação dessa obra.

  • O governador Cid Gomes aproveitou a ocasião para destacar as ações que estão sendo desenvolvidas e que vão garantir que ao final de 2014 o Ceará tenha seu acesso à água universalizado. Só na aplicação dos 151 projetos serão investidos mais de R$ 29 milhões, beneficiando cerca de 6.400 famílias de 58 municípios cearenses. 

  • Além dos sistemas de abastecimento, diversas ações compõe esse projeto, como a instalação de cisternas e a construção de adutoras, barragens e açudes, com destaque para a construção do Cinturão das Águas (CAC). 

  • Os esforços para diminuir os efeitos da estiagem no Ceará, que esse ano apontou como a maior seca dos últimos 55 anos, também passam por ações como a implantação de abastecimento através do Projeto São José III, perfuração de poços em localidades que não apresentam fonte de água, além da instalação de cisternas de placa. 

  • Tanto o prefeito de Mauriti Evanildo Simão, bem como a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Pecuária do município, Aparecida Bernardo, reforçaram que mais esforços estarão sendo direcionados em parceria com os governos estadual e federal, no sentido de dá total apoio e assistência a todas as famílias nesse momento crítico, com a escassez de águas.

  • As comunidades beneficiadas, assim como em Mauriti e em outras cidades, com os sistemas de abastecimento de água foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja. Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público. 

  • Na oportunidade e representando Mauriti, esteve o Diretor técnico da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Paulo Gomes e Representantes da comunidade de Sítio Pitombeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...