04 agosto, 2015

Ruas do Crato serão monitoradas 24h por câmeras

O município de Crato busca parcerias junto ao Governo Federal e Estadual para implantar um extenso sistema de vídeo monitoramento na cidade. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Cidadania e Trânsito, o projeto já foi finalizado pela equipe técnica da pasta, aguardando apenas a abertura de editais no Ministério da Justiça, para a captação de recursos federais que viabilizem a proposta de até R$ 1,5 milhão.

O diretor de projetos, Samuel Sobreira, esclarece que o vídeo monitoramento é uma ferramenta imprescindível para reforçar a segurança pública municipal. Com a instalação de 12 ou 18 lentes, a depender do recurso adquirido, o circuito deve facilitar a identificação de práticas criminosas, como assaltos, roubos e problemasde ordem de trânsito, de maneira integrada entre os órgãos que compõe a pasta.

O diretor ressalta que as câmeras de vigilâncias serão instaladas em pontos estratégicos, a exemplo da parte comercial e dos corredores bancários, além da rota de grande fluxo veicular, como entradas e saídas da cidade. “As lentes de alta resolução funcionarão com um sistema de fibra óptica de conexão de internet e software, para identificação de placas dos veículos ligados a uma central durante 24h”, explica Samuel.

Sobreira destaca, ainda, que não se trata apenas de um sistema de vídeo monitoramento para gravação de imagens, como ocorre em municípios circunvizinhos, mas de uma política de segurança pública local, em que as informações serão qualificadas para efetivar as metas de redução da criminalidade no Município. Por conta da qualidade do equipamento, o valor se tornou oneroso para a contrapartida municipal. Dessa maneira, a Secretaria tenta capitanear recursos estaduais e federais, nem que seja por etapas.

O vídeo monitoramento é um módulo do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), ligando a uma política do Ministério da Justiça. Policiais civis, militares, bombeiros, agentes da Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) terão acesso às imagens na sala de controle para fins de segurança pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...