09 maio, 2012

ALÉM DAS RUAS CENTRAIS REQUALIFICADAS O BIRD APROVA PROJETO PARA PADRONIZAR AS CALÇADAS.


Nesta quarta-feira 9, uma comissão do Banco Mundial (BIRD) esteve na companhia do secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, vistoriando as obras de requalificação do Centro Histórico de Barbalha. O gerente do BIRD no Brasil, Taimur Samad, Camilo Santana, engenheiros e técnicos da Secretaria das Cidades foram recebidos pelo prefeito José Leite e a vice Maria Betilde, onde puderam acompanhar toda vistoria das obras de pavimentação e requalificação e sinalização das ruas centrais do Centro Histórico de Barbalha.
Do Centro Histórico, a comitiva visitou o Geossítio Riacho do Meio, onde lá conheceram toda estrutura localizada no sopé da Chapada do Araripe, as placas educativas sobre a área e as trilhas. Em seguida, se deslocaram para o povoado do Caldas onde foi apresentado o projeto básico para a construção do Teleférico naquela localidade. 


“Essa obra vai qualificar a cidade de Barbalha que vai ficar mais atrativa e reconhecer seu patrimônio histórico, porque Barbalha é uma das cidades do estado que mais preservou seu patrimônio, e nós estamos valorizando cada vez mais este patrimônio”, disse o secretário Camilo Santana.
O projeto inicial que ora acontece, de requalificar as ruas centrais vai dá uma nova visibilidade urbanística a cidade e, agora, surge um novo projeto onde haverá uma nova licitação para o projeto de padronizar e regularizar todas as calçadas onde está acontecendo à nova pavimentação das ruas. As calçadas terão uma padronização, com acessibilidade, com piso tacho para deficientes andarem com segurança, deixar uma cidade bonita e padronizada dentro dos padrões internacionalmente para que a cidade possa receber melhor os turistas, principalmente nos períodos de festivos. Camilo Santana classificou a visita do gerente do Banco Mundial a Barbalha como positiva, por houve a sinalização da aprovação do representante do Banco Mundial Taimur Samad nesse projeto. “Agora nós vamos tomar as devidas providências, para que possamos garantir que Barbalha, ainda este ano, tenha toda essa obra completa. Camilo Santana disse ainda que esperava que, obra de requalificação do calçamento, tivesse pronta até a festa de Santo Antônio, mas vai dá uma parada e só depois será retomada para não prejudicar o andamento dos festejos.
O gerente do BIRD no Brasil Tamur Samad disse que a obra, ela é interessante para o município, e que o secretário das Cidades Camilo Santana e o prefeito José Leite tem uma visão clara e compartilhada sobre a necessidade de dá uma visão histórica a cidade, e o BIRD apoia essa ação. O representante do Banco Mundial adiantou que as obras das ruas têm que serem complementadas com a padronização das calçadas.
Já a obra do teleférico do Caldas, ela foi dividida em duas etapas; a primeira etapa será feita a urbanização e toda melhoria da rua principal do povoado do Caldas, envolvendo pavimentação completa, padronização das calçadas e o paisagismo.

 Segundo o coordenador do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, Adauto Oliveira esse primeiro projeto foi aprovado e esse empreendimento será financiado pelo Banco Mundial. Adauto Oliveira adiantou que para a segunda etapa do projeto, fica a recuperação da fachada do antigo Hotel Bom Jesus, que seria já, localizada a saída do teleférico à estação de chegada e o equipamento em si. Essa parte fica para uma segunda etapa porque segundo Adauto Oliveira, envolve questões ambientais que o Banco precisa ter ciência que estarão resolvidas para poder aprovar.
O prefeito José Leite classificou como importante a visita dos representantes do Banco Mundial a Barbalha, porque o gerente do BRID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento já autorizou que seja feito orçamento das calçadas que irão receber toda padronização no Centro Histórico de Barbalha. Sobre a visita no povoado do Caldas, José Leite disse ter ficado satisfeito, porque lá também houve a aprovação do projeto que vai requalificar e urbanizar a principal rua do povoado, com piso intertravado, com as calçadas ampliadas e jardineiras, tudo isso haverá uma circulação e uma visibilidade de toda área que ficará urbanizada.
O gerente do BIRD Taimur Samad saiu impressionado com o centro histórico da cidade e com a organização e o zelo no Geossítio Riacho do Meio e no Balneário do Caldas.             
09-05-2012
Assessoria de Imprensa.
]
            





. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...