20 agosto, 2015

Brejo Santo é a próxima cidade a receber as ações da Caravana Mapeamento Cultural

A caravana passará pelo município com ações de mobilização e divulgação do projeto.
A Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará chega a mais um município do Ceará esta semana. Brejo Santo, a 524 km de Fortaleza, recebe a ação de mobilização e divulgação no próximo dia 21 de agosto. Em cada município, a Caravana promove apresentações artísticas e realiza reuniões com gestores culturais e artistas.

Em Brejo Santo a programação da Caravana tem inicio a partir das 14h, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa, com a reunião entre a coordenação do projeto e os gestores e produtores de cultura da cidade e da região.
Praçinha da Aldeota como é popularmente conhecida, serão realizadas as apresentações culturais, a principal atividade da ação de mobilização e divulgação do Mapeamento Cultural do Ceará. Estão previstas apresentações da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim, do músico Paulinho Nascimento e outros cantores da terra, além do Reisado do Pontal da Serra.

Iniciada no dia 17 de junho, a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará já passou pelas cidades de Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Fortim, Forquilha, Aquiraz, Quixeramobim e Tauá. Em cada cidade o projeto conta com todo o suporte necessário por parte das prefeituras.

MAPEAMENTO CULTURAL

Identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais de todo o estado é a meta doMapeamento Cultural do Ceará, que visa alcançar os 184 municípios cearenses, mapeando o atual cenário da cultura. Para realizar ações de divulgação e mobilização da população e do setor cultural, a Caravana do Mapeamento está visitando alguns municípios, abrangendo as 14 macrorregiões do estado.

O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente. 

Os dados coletados na pesquisa realizada pelo Mapeamento Cultural do Ceará vão servir para propor uma melhor distribuição de recursos entre os municípios. O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões do Estado e será disponibilizado ao público com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.

O projeto tem patrocínio da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), produção executiva da Girândola - Comunicação e Arte, e é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); sendo, portanto, vinculado ao seu respectivo Sistema de Informações Culturais (SINF). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...